Programa tutoria: Plano para Implantação de um Processo de Acompanhamento Acadêmico para o Primeiro Ano do Ensino Médio Integrado
Show simple item record
dc.contributor.author |
Lopes, Solange Araújo Dias |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pizzato, Michelle Camara |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-01-24T17:06:37Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.isbn |
978-65-5950-232-5 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1001 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este produto educacional é o resultado da pesquisa de mestrado realizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional Tecnológica - PROFEPT, ofertado pelo IFSul Câmpus Porto Alegre. Esse produto está vinculado à dissertação intitulada “O ser humano integral no Ensino Médio Integrado: um olhar para a formação omnilateral de estudantes de primeiro ano no IFSul Câmpus Camaquã”.
O produto constitui-se em um plano para implantação de um programa de tutoria acadêmica, em que a proposta é o acompanhamento individual do aluno ingressante do primeiro ano, no segundo semestre do período letivo. Foi organizado na intenção de colaborar com a equipe de apoio ao ensino e/ou a
equipe multidisciplinar das instituições que atuam com o Ensino Médio Integrado na EPT, particularmente no IFsul Câmpus Camaquã, onde a pesquisa foi realizada.
O programa de tutoria visa proporcionar um espaço, onde os ingressantes terão a oportunidade de se expressar livremente em relação aos seus anseios, dificuldades e expectativas, auxiliando na sua transição para o Ensino Médio
Integrado, na integração e na adaptação ao câmpus, com perspectivas ao desenvolvimento da autonomia e do autoconhecimento, proporcionando assim um sentimento de pertencimento ao ambiente escolar. Dessa forma, a tutoria também será um espaço de discussão, de reflexão e de diálogo, problematizando a sua relação com o aprender e com a busca do conhecimento como sujeitos da aprendizagem, a partir de cada encontro, desenvolvendo o ser humano integral e aproveitando o curso escolhido da
melhor forma possível, buscando assim a sua permanência e o êxito com muito mais significado e eficiência. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Ensino profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino integrado |
pt_BR |
dc.subject |
Tutoria entre pares estudantes |
pt_BR |
dc.title |
Programa tutoria: Plano para Implantação de um Processo de Acompanhamento Acadêmico para o Primeiro Ano do Ensino Médio Integrado |
pt_BR |
dc.type |
outro |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account