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Docência feminina no interior do Rio Grande do Sul: a trajetória da professora Maria Tereza Vilanova Castilhos no colégio elementar na primeira metade do XX

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Title: Docência feminina no interior do Rio Grande do Sul: a trajetória da professora Maria Tereza Vilanova Castilhos no colégio elementar na primeira metade do XX
Author: Pinho, Pâmela Pereira de
Abstract: No presente trabalho propomos uma investigação sobre a docência feminina na primeira metade do século XX, através da trajetória da professora Maria Tereza Vilanova Castilhos na vila de Conceição do Arroio, litoral norte do estado do Rio Grande do Sul. Ao se pensar sobre a escola e seus sujeitos escolares, com a intenção de compreender como se traduziu a representação da escola e da docência feminina na Primeira República, discutimos a pertinência do conceito de cultura escolar aos estudos da História da Educação, bem como, analisamos a partir do Colégio Elementar de Conceição do Arroio e de sua professora e diretora, Maria Tereza, essas questões. Para tanto, a partir do método indiciário, recorremos aos arquivos, identificamos dados cartoriais e analisamos relatórios oficiais e a imprensa local, cruzando informações e estabelecendo relações entre o contexto local, regional e nacional, afim de localizarmos como o processo de feminização do magistério foi sendo articulado em contextos específicos, uma vez que, não há muitas pesquisas que tratem desse tema na região. Assim, este trabalho pretende lançar algumas considerações sobre a docência no interior do estado do Rio Grande do Sul.In this research, we propose an investigation about feminine teaching in the first half of the 20th century, through the steps of the teacher Maria Tereza Vilanova Castilhos on the Conceição do Arroio village, northern coast of the state. Considering educational institution and its faculty as a whole, with the intention of understanding how did the school and feminine teaching representation played out in the First Republic, we discuss the relevancy of the school's culture construct to the Education History field. Also, we analize these questions via the Colégio Elementar de Conceição do Arroio and its teacher and director Maria Tereza. To achieve that, using the indicative method, we chose municipal files as the source, identified notary data, and analized official accounts and local media, crossing information and stablishing relationships between the local, the regional and the national contexts, so that we could map out how the feminization of the Foundation Degree in Primary Teaching and Learning played out in specific contexts, considering there is not much research on this topic locally. Thus, this research intends to propose some considerations about teaching on a remote area inside the Rio Grande do Sul state.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1010
Date: 2019


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