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Projeto integrador: espaço para a efetivação da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão

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Title: Projeto integrador: espaço para a efetivação da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão
Author: Velho, Luiz Felipe
Abstract: A Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão deve nortear as ações das instituições de ensino superior, conforme a Constituição Federal. No entanto, poucos são os trabalhos que avaliam a efetivação da indissociabilidade nos cursos superiores. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é verificar a efetivação da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão no conjunto de componentes curriculares Projeto Integrador, pertencentes ao currículo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre, através de pesquisa documental. O intervalo temporal da pesquisa é de 2011 a 2018. Foram pesquisados os currículos dos docentes do Projeto Integrador e documentos institucionais, onde há o registro da submissão de projetos. Utilizou-se, também, um relato de vivência docente no Projeto Integrador, para identificar as atividades de pesquisa e extensão que, porventura, ocorram nos componentes curriculares. O relato docente e a pesquisa documental demonstram que há atividades de Pesquisa nos componentes curriculares analisados, tendo em vista a produção acadêmica dos alunos e professores, evidenciando a iniciação científica dos discentes, desde a escolha de um problema de pesquisa até a construção de um produto acadêmico. Também foram identificadas atividades de Extensão no Projeto Integrador, considerando a interação de alunos e professores com as áreas de estudo e com os indivíduos que ocupam esses espaços e a interação com outras instituições, articulando soluções para os problemas de pesquisa. Assim, conclui-se que a Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão efetiva-se no Projeto Integrador, promovendo uma formação de cidadãos críticos e reflexivos.According the Brazilian Federal Constitution the inseparability of teaching, research and extension should guide the actions of higher education institutions. However there are few studies that evaluate the effectiveness of the inseparability in higher education. Thus, the aim of this work is to verify the effectiveness of teaching, research and extension inseparability in the set of Projeto Integrador curricular components, included in the technological higher course of Environmental Management curriculum of the Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre by documentary research. The time interval of the research is from 2011 to 2018. Were searched the teachers’ curricula where there is the list of publications made during the Projeto Integrador. A teacher report telling his experience was used to identify research and extension activities in Projeto Integrador. The teacher report and the documentary research show that there are research activities in these curricular components. The academic production of students and teachers reveal a scientific initiation of the students from the choice of a research problem to the construction a product academic. Extension activities in the Projeto Integrador were also identified, considering the interaction of students and teachers with the study areas and with frequenters of these spaces. The interaction between students and other institutions, articulating solutions to the research problems is Extension too. Thus, it is concluded that the inseparability of teaching, research and extension is effective in the Projeto Integrador promoting a critical formation.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1011
Date: 2019


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