Mapas mentais como instrumento de análise de conhecimentos prévios
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Debom, Camila Riegel |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fachi, Everton |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-02-02T19:32:53Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-02-02T19:32:53Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1017 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo identificar as potencialidades da ferramenta mapa mental, com o intuito de mapear e verificar conhecimentos prévios. Para sua fundamentação teórica, utilizamos a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel, as obras de Tony Buzan, idealizador dos mapas mentais, e de Joseph Novak, criador dos mapas conceituais. O estudo envolveu uma revisão de literatura em seis revistas nacionais que abordam o tema Ensino em Física e Ciências. Os resultados desta pesquisa demostraram que a ferramenta ainda é pouco utilizada por pesquisadores. Discute-se que o mapeamento de informações existentes na estrutura cognitiva do indivíduo, que consiste na análise dos mapas mentais elaborados pelos alunos, permite identificar falhas ou lacunas conceituais de aprendizagem, e os resultados obtidos através do mapeamento podem auxiliar no planejamento e na elaboração dos planos de aula. A proposta inicial consistiu na aplicação da ferramenta mapas mentais em duas turmas do Ensino Médio (uma turma de primeiro ano e uma de terceiro ano) de uma escola localizada na cidade de Bento Gonçalves/RS, em novembro de 2018. Em um primeiro momento, mostramos a ferramenta mapa mental aos alunos, fazendo uso de uma apresentação de slides. Os slides continham uma breve descrição de mapas mentais, um passo a passo que explorava sua elaboração e, ao final, mostramos uma série de exemplos para inspirar os alunos. Astronomia foi escolhido como termo gerador e a análise dos mapas mostrou que os alunos apresentam deficiências quanto às noções de corpos astronômicos e também dificuldades no que diz respeito aos seus movimentos. Para melhorar essa situação, antes de uma possível aula com novos conteúdos sobre Astronomia, o professor deveria elaborar um material introdutório, a fim de preencher as lacunas de conhecimento diagnosticadas. Concluímos que mapas mentais são uma ótima ferramenta, e que, de fato, apresentam um enorme potencial para o mapeamento de conhecimentos prévios. A falta de artigos sobre o assunto e o tempo de análise dos mapas agem como limitadores, e podem desencorajar novos usuários a utilizar esta técnica. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Física |
pt_BR |
dc.title |
Mapas mentais como instrumento de análise de conhecimentos prévios |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2018 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Física |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account