Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Sobre o ensino de ciências e matemática na perspectiva da educação inclusiva : um mapeamento da produção acadêmica

Show simple item record

dc.contributor.advisor Rebeque, Paulo Vinícius dos Santos pt_BR
dc.contributor.author Bonow, Jamile Pich pt_BR
dc.date.accessioned 2024-02-02T19:32:53Z pt_BR
dc.date.available 2024-02-02T19:32:53Z pt_BR
dc.date.issued 2018 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1019 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta um estudo bibliográfico acerca do tema inclusão no Ensino de Ciências e Matemática (ECM), enquanto subárea de pesquisa da grande área multidisciplinar de Ensino. Para tal, realizamos um mapeamento de artigos científicos que englobam várias problemáticas sobre estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no âmbito desta subárea de pesquisa. Isto posto, examinamos, em acervos digitais, todo o material publicado na última década (2008 - 2017) em 16 periódicos nacionais e internacionais - extratos A1, A2 ou B1 da área de Ensino, segundo classificação da CAPES 2015 e nas atas dos últimos cinco Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC. Realizamos uma caracterização da produção acadêmica de acordo com a área específica do conhecimento (Ciências, Biologia, Química, Física e Matemática), o tipo de NEE (cognitiva, auditiva, visual, motora, etc.) e as intervenções didáticas realizadas. Da totalidade de 5453 artigos publicados nos anos analisados, apenas 73 artigos trouxeram a temática do trabalho. Com relação as intervenções didáticas encontramos 41 artigos contendo intervenções, porém 76% destas são extraclasse (31 intervenções), e apenas 24% (dez intervenções) apresentam mediações em turmas de ensino regular. De modo geral, a revisão bibliográfica realizada foi importante para constatar que não se dispõe de um estudo bibliográfico completo, que há uma carência no quesito formação para os professores e que o tema inclusão ainda é relativamente incipiente nas pesquisas em ECM. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.title Sobre o ensino de ciências e matemática na perspectiva da educação inclusiva : um mapeamento da produção acadêmica pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2018 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Física pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891019.pdf 894.5Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account