O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AOS CURSOS TÉCNICOS E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: uma análise sobre o Campus Osório do IFRS
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Pozzer, Márcio Rogério Olivato |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Desini, Rossano Agliardi |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-02-19T18:35:02Z |
|
dc.date.available |
2024-02-19T18:35:02Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1032 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo estabelece uma análise sobre o Campus Osório do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul relacionada à investigação do perfil
de interesse dos estudantes no aspecto técnico dos cursos integrados ao ensino médio, e o
alcance institucional da função social no que diz respeito ao desenvolvimento regional do
litoral norte do Rio Grande do Sul. Com isso, objetiva averiguar a hipótese de que o
desinteresse dos discentes em atuar nas áreas técnicas dos cursos em andamento e a falta
de intenção em permanecer na região após as conclusões dos cursos causa dificuldade
para o alcance institucional da função social no tange ao impulsionamento do
desenvolvimento regional. Para tanto, o presente texto é alicerçado em pesquisa
bibliográfica e documental, com abordagem quali-quantitativa e o viés exploratório,
utilizando-se das recomendações metodológicas de Gerhardt e Silveira. Assim, a
identificação do perfil de interesse dos discentes é averiguada a partir de corte transversal,
referente a primeira e a segunda edição do Diagnóstico Discente da instituição, com base
em cruzamento de dados. Por conseguinte, conclui que, apesar da unidade institucional
ofertar os cursos que foram demandados pela comunidade e definidos em sua fase de
implementação, em consonância com o projeto criador dos Institutos Federais, uma grande
porcentagem dos estudantes aponta que não deseja atuar nas áreas técnicas e que não
pretende permanecer na região após as conclusões dos cursos, assim, colocando em
dúvida a efetividade da política pública no que concerne ao desenvolvimento da região norte
do litoral do Rio Grande do Sul. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article establishes an analysis of the Osório Campus of the Federal Institute
of Education, Science, and Technology of Rio Grande do Sul related to the investigation of
students' interest profile in the technical aspect of high school integrated courses, and the
institutional reach of the social function concerning the regional development of the northern
coast of Rio Grande do Sul. The objective is to investigate the hypothesis that students' lack
of interest in working in the technical areas of ongoing courses and the absence of intention
to stay in the region after completing the courses pose difficulties for the institutional
achievement of the social function in terms of promoting regional development. To achieve
this, the present text is grounded in bibliographic and documentary research, employing a
qualitative-quantitative approach and an exploratory bias, following the methodological
recommendations of Gerhardt and Silveira. The identification of students' interest profiles is
examined through a cross-sectional analysis, referring to the first and second editions of the
Institutional Student Diagnosis, based on data cross-referencing. As a result, it concludes
that despite the institutional unit offering courses demanded by the community and defined in
its implementation phase, in line with the Federal Institutes' founding project, a significant percentage of students indicate a lack of desire to work in technical areas and an
unwillingness to stay in the region after completing the courses. This raises doubts about the
effectiveness of public policy regarding the development of the northern coast region of Rio
Grande do Sul. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento regional |
pt_BR |
dc.title |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AOS CURSOS TÉCNICOS E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: uma análise sobre o Campus Osório do IFRS |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Educação Básica e Profissional |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account