Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O estudo da corrente elétrica em sala de aula : uma análise do ensino de física no ensino médio

Show simple item record

dc.contributor.advisor Andrade Neto, Manuel Almeida pt_BR
dc.contributor.author Souza, Filipe Hensel de pt_BR
dc.date.accessioned 2024-02-23T18:52:00Z pt_BR
dc.date.available 2024-02-23T18:52:00Z pt_BR
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1042 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem o objetivo de analisar o ensino de corrente elétrica na educação básica, tendo como fonte os livros didáticos. O conceito de corrente elétrica desde a teoria de “Fluído Único” de Benjamin Franklin até o experimento da “gota de óleo” realizado por Millikan e Fletcher sofreu refinamentos experimentais e teóricos provenientes de vários físicos, portanto é possível perceber que o estudo relacionado a esses conceitos é amplo e complexo. Na educação básica apresenta-se para os estudantes a história resumida do estudo físico em questão, para que seja compreendido qual ponto do desenvolvimento conceitual está sendo abordado e de forma simplificada e acabada são apresentados os conceitos atualmente utilizados na descrição desses fenômenos físicos. Observou-se nesse estudo que para uma possível melhor compreensão dos assuntos relacionados a corrente elétrica, os autores dos livros didáticos buscam trabalhar com simplificações conceituais, principalmente quando o assunto envolve estudos centrais, como a movimentação de cargas elétricas através de materiais condutores. Também foi possível perceber algumas formas de exposição fragmentadas, onde os autores omitem conceitos complexos que fazem parte do conteúdo trabalhado. Isso possibilitou uma análise de possíveis problemas no desenvolvimento dos conteúdos, onde percebeu-se incoerências conceituais e disparidades entre os temas abordados nos livros e a forma atual como são percebidos e analisados esses assuntos pela comunidade cientifica. O objetivo desse trabalho é refletir e criar possibilidades para contribuir com o desenvolvimento do trabalho docente no ensino de Física, enfatizando a importância da cautela na adaptação proposta acerca dos conteúdos dispostos para os níveis básicos de ensino. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Física pt_BR
dc.subject Correntes elétricas pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.title O estudo da corrente elétrica em sala de aula : uma análise do ensino de física no ensino médio pt_BR
dc.type Trabalho conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Física pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891042.pdf 697.4Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account