Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O plano de marketing como ferramenta para alavancar a pequena empresa: estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor.advisor Farias, Cláudio Vinícius Silva pt_BR
dc.contributor.author Corassa, Henri Cristian Messa pt_BR
dc.date.accessioned 2024-04-03T18:55:40Z pt_BR
dc.date.available 2024-04-03T18:55:40Z pt_BR
dc.date.issued 2019 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1137 pt_BR
dc.description.abstract A recente crise econômica gerou consideráveis mudanças na realidade socioeconômica do cidadão brasileiro. Uma delas foi o aumento significativo de pessoas que buscaram através do empreendedorismo uma solução ao desemprego. A possibilidade de ter o seu próprio negócio e conquistar a própria renda é realmente uma ideia muito atraente. Contudo, a criação e a gestão de uma micro ou pequena empresa não é uma atividade simples, requer planejamento e dedicação - é num elemento do primeiro ponto que se debruça o presente trabalho: o plano de marketing enquanto ferramenta de planejamento. Baseado nesta ferramenta, a presente pesquisa visa compreender a importância do plano de marketing na alavancagem dos pequenos empreendimentos utilizando como contexto a análise de um empreendimento real, situado em Porto Alegre e inserido no ramo de panificação e de alimentação saudável. Organizado como um estudo de caso para aprendizagem, também, perceber-se-á as estruturas principais de um plano de marketing, quais são as presentes no empreendimento e as oportunas estratégias de marketing para o seu crescimento. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso other en_US
dc.rights Open Access en
dc.subject Marketing pt_BR
dc.title O plano de marketing como ferramenta para alavancar a pequena empresa: estudo de caso pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2019 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão Empresarial pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891137.pdf 720.6Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account