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Metodologias ágeis como estrutura organizacional: estudo de caso do uso dos squads em microfranquia de marketing digital

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Title: Metodologias ágeis como estrutura organizacional: estudo de caso do uso dos squads em microfranquia de marketing digital
Author: Vargas, Jade Menezes de
Abstract: O trabalho teve o intuito de demonstrar a utilidade do squad na estrutura organizacional, em particular no franchising, possibilitando ganhos tanto para a própria microfranquia, como para franqueadora. Para o artigo foi utilizado o caso da empresa Beta, que é uma rede de franquias especializada em marketing digital. Devido ao conhecimento dos Squads da Spotify, o CEO da empresa teve uma ideia inovadora para amenizar os problemas de aquisição de franqueados: torná-los qualificados, detentores de uma parcela autônoma da empresa Beta. O objetivo da pesquisa foi compreender as especificidades das metodologias ágeis, e da sua aplicabilidade na estrutura organizacional. Nesse sentido, foi de interesse da pesquisa conhecer a percepção dos franqueados do modelo empresarial baseado nos Squads, e para isso descreveu o programa de Squads, apresentado a opinião dos franqueados sobre ampliação da sua microfranquia, apresentado a percepção diretoria oportunidades do Squads e por fim, destacando especificidades do Squad na estrutura organizacional. Na entrevista com os franqueados foi identificado que eles estão satisfeitos com sua franqueadora, e com as possibilidades do crescimento de sua franquia. Apesar de interessados com o crescimento, estes demonstraram estarem inseguros sobre a implementação do Squad e de sua administração. A pesquisa por si só não pôde avaliar o uso do agile. Possivelmente muitos franqueados relacionem o Squad com o crescimento da sua franquia ou com o streaming de música, sem assimilar sua importância nas entregas e na qualidade dos serviços prestados relacionado com as metodologias ágeis.The paper has the intent to demonstrate the usefulness of squads in the organizational structure, in particular in franchising, enabling gains for both the micro franchise and the franchisor. For the article we used the case of the company Beta, which is a franchise network specialized in digital marketing. Due to the knowledge of Spotify's Squads, the company's CEO had an innovative idea to alleviate the problems of acquiring franchisees: making them qualified, holding an autonomous portion of the Beta company. The objective of the research was to understand the specificities of agile methodologies, and its applicability in the organizational structure. In this sense, it was of interest of the research to know the franchisees' perception of the business model based on the Squads, and for that it described the Squads program, presented the opinion of the franchisees about the expansion of their micro franchise, presented the perception of Squads management opportunities and finally , highlighting Squad's specificities in the organizational structure. In the interview with the franchisees, it was identified that they are satisfied with their franchisor, and with the possibilities of growing their franchise. Despite being interested in the growth, they showed that they were unsure about the implementation of Squad and its administration. The research alone could not assess the use of agile. Possibly many franchisees relate Squad to the growth of their franchise or to streaming music, without assimilating its importance in deliveries and the quality of services provided related to agile methodologies.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1141
Date: 2020


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