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O impacto da mercantilização da educação nas práticas e nas subjetivações docentes na rede privada

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dc.contributor.advisor Lotterman, Osmar pt_BR
dc.contributor.author Dutra, Daniel Comerlato pt_BR
dc.date.accessioned 2024-04-24T19:42:55Z
dc.date.available 2024-04-24T19:42:55Z
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1164 pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo trata da mercantilização da educação no contexto de renovação do capitalismo neoliberal e seus impactos nas práticas e subjetivações dos professores nas redes privadas de educação básica. Através de uma pesquisa teórica de caráter qualitativo, foi realizada articulação entre autores que sustentam a tese de que a fase atual do capitalismo se estabelece como um processo de ampliação da influência da mentalidade mercantilizadora para todas as áreas da vida humana, extrapolando as relações econômicas e criando uma mentalidade neoliberal. Dessa forma a pesquisa estabelece conexões entre a consolidação da mentalidade neoliberal, o processo de mercantilização da educação e, em especial, pela experiência do autor, o ensino de História nas escolas. Como percurso metodológico o artigo constrói a interlocução dos autores e da relação entre conceitos chave na compreensão do contexto de mercantilização da educação, localiza os elementos potencialmente impactantes sobre a prática docente, sobre as elaborações subjetivas do professor sobre si e seu ofício, sobre o processo ensino-aprendizagem e finalmente sobre o ensino de História nas escolas privadas demonstrando os fatores limitantes e prejudiciais ao ensino de História. Como conclusão, a pesquisa permite afirmar que os impactos sobre o ensino nas redes privadas ultrapassam os aspectos objetivos da mercantilização de uma educação a serviço do capital, ou mesmo da educação como um negócio lucrativo. É possível determinar, também, a partir desta pesquisa que o ensino de História se vê comprometido em sua essência, enquanto ciência e enquanto ensino crítico e reflexivo e que a prática docente, bem como as autopercepções dos estudantes sobre si mesmos e sua trajetória são afetadas em sua subjetividade. en_US
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Neoliberalismo pt_BR
dc.title O impacto da mercantilização da educação nas práticas e nas subjetivações docentes na rede privada pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Farroupilha, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Farroupilha pt_BR
dc.degree.specialization Especialização Educação: Reflexões e Práticas para a Educação Básica pt_BR


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