Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A avenida é a margem, a sala de aula é o centro : em busca da inteireza no ensino de história através de carnavais clementianes

Show full item record

Title: A avenida é a margem, a sala de aula é o centro : em busca da inteireza no ensino de história através de carnavais clementianes
Author: Gomes, Fabrício Romani
Abstract: O ensino de História na educação básica não contempla todas as experiências humanas. Com isso, neste artigo pretendo discutir as possibilidades de diálogo entre as narrativas históricas produzidas no centro, contempladas nos livros didáticos, com aquelas produzidas na margem, representadas pelas narrativas de sambas-enredo apresentados pela escola de samba São Clemente, do Rio de Janeiro. Para isso foram analisados seis enredos produzidos pela entidade para os carnavais de 1984, 1985, 1986, 1987, 1990 e 1992, bem como a repercussão deles na imprensa jornalística. As narrativas produzidas pela agremiação foram colocadas em diálogo com as apresentadas por sete coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020. Nessas obras foram observados os conteúdos abordados a partir da unidade temática “Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946” indicada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o nono ano do ensino fundamental. A partir disso, foi possível perceber que o diálogo entre as produções pode auxiliar na busca pela inteireza no ensino de História, afastando o perigo de uma história única, possibilitando na construção de uma comunidade de aprendizagem.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1165
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891165.pdf 292.9Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account