dc.description.abstract |
O vinho é um produto milenar e sua elaboração está intimamente ligada à evolução
de muitos grupos sociais. O crescimento do interesse pelo consumo do vinho e a
cultura a ele associada, tem ampliado o mercado pela via do enoturismo. Como
exemplo, destaca-se a região foco deste estudo, o Vale dos Vinhedos, que abrange
os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul na Serra Gaúcha.
O registro de Vinícolas Familiares (VFs) foi viabilizado pelo surgimento de legislação
específica para a vitivinicultura familiar, a Lei 12.959/2014. O objetivo deste estudo foi
identificar recursos e ativos territoriais das vinícolas familiares do Vale dos Vinhedos
(VV), gerando subsídios para realização de ações conjuntas que contribuam com sua
competitividade, através de um modelo de negócios. A abordagem territorial permite
conhecer a localidade, seus ativos e recursos, compreender a forma de
territorialização, seus movimentos, heterogeneidade, potencialidades, espaço
geográfico, fragilidades e organização social e política, sendo fundamental para a
proposição de projetos de desenvolvimento territorial de forma mais justa e inclusiva.
Metodologicamente, a pesquisa foi estruturada no método Design Science Research
(DSR). Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa documental,
revisão sistemática e entrevista semiestruturada com os produtores proprietários das
nove vinícolas familiares, as quais foram realizadas no período temporal
compreendido de janeiro a abril de 2023. Os dados coletados foram analisados
através da matriz SWOT. O estudo permitiu conhecer e caracterizar o território do Vale
dos Vinhedos; a agricultura e vinícolas familiares ali instaladas; a paisagem, tradições
locais e governança territorial. Como ações em conjunto, os entrevistados elencaram
a criação do Roteiro Turístico das Vinícolas Familiares do Vale dos Vinhedos. Para
proposição do modelo de negócios foi utilizado a ferramenta Canvas e o plano de ação
foi organizado utilizando a matriz 5W2H. As informações coletadas, o modelo de
negócios e o plano de ação foram validados com a realização de um Workshop, em
agosto de 2023 em uma das VFs. Espera-se que produtos finais deste estudo, ou
seja, o modelo de negócios e o Workshop, beneficiem diretamente as vinícolas
familiares e contribuam com a academia e com a extensão rural, oferecendo
informações e propostas que possam ser implementadas em outras localidades ou
setores agrícolas. |
pt_BR |