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Formação de professores e o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental segundo a base nacional comum curricular

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Title: Formação de professores e o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental segundo a base nacional comum curricular
Author: Hensel, Marcos Vinicio
Abstract: Considerando as dificuldades do Ensino de Astronomia na etapa escolar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as diretrizes curriculares mais recentes, que ampliam a abordagem a estes tópico, o trabalho busca, através de um questionário anônimo, analisar as possíveis lacunas na formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no que diz respeito à Astronomia, com base no que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O questionário foi devidamente validado e aplicado para 26 alunos de uma turma do sexto semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - campus Bento Gonçalves, na disciplina de Abordagens Teórico Metodológicas para o Ensino de Ciências Naturais II. Considera-se relevante a busca por possíveis lacunas na formação desse profissional, pois é ele quem costuma constituir o primeiro contato do aluno com a Ciência. Os elementos teóricos que direcionaram a análise dos resultados foram às necessidades formativas elencadas por Gil-Pérez para o professor de Ciências. Os resultados apontam para a manutenção dos problemas já conhecidos na formação de professores para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e indicam a necessidade de uma reformulação na formação inicial de professores dos Anos Iniciais, provendo conhecimentos básicos do assunto a ser ensinado nas escolas de educação básica.Considering the problems of Astronomy Teaching in Elementary School and the most recent curricular guidelines, which expand the approach to these topic, the work seeks, through an anonymous questionnaire, analyzing the possible gaps in the pre-service teachers formation for Elementary School, regarding to Astronomy concepts, based on the recommendations of the National Common Curriculum Base (BNCC). The questionnaire was duly validated and applied to 26 students from a sixth semester class of future pedagogues, at the Federal Institute of Rio Grande do Sul - Bento Gonçalves campus, in the discipline of Theoretical-Methodological Approaches to the Teaching of Natural Sciences II. The search for possible gaps in the training of this professionals is considered relevant, since it is he or she who usually constitutes the student's first contact with Science. The theoretical elements that guided the analysis of the results were the training needs listed by Gil-Pérez for the science teachers. The results point to the maintenance of the already known problems in the training of teachers for Science Teaching in Elementary School and indicate the need for a reformulation in the initial training of teachers of the early years, providing basic knowledge of the subject to be taught in schools of basics education.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1645
Date: 2022


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