Definição de parâmetros de projeto de uma suspensão para um veículo off-road BAJA
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Kulman, Cristiano |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Meinke, Mikhaél Braga |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-11-05T20:38:54Z |
|
dc.date.available |
2024-11-05T20:38:54Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1682 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esse trabalho tem como principal objetivo definir parâmetros de rigidez e amortecimento para a suspensão do veículo off-road BAJA. Para a definição da rigidez da mola presente na suspensão, utilizou-se como base uma frequência natural, com presença de amortecimento, da massa suspensa de 0,8 Hz, conforme recomendação mencionada no trabalho. Além disso, o fator de amortecimento escolhido foi de 0,4, conforme a recomendação de bibliografias mencionadas. Esse fator foi utilizado para encontrar o coeficiente de amortecimento para o amortecedor que deve estar presente na suspensão. Após a definição dos parâmetros mencionados, foi feita uma análise dos vários graus de liberdade, tanto para o modelo quarto de carro, quanto para o modelo meio carro. Os parâmetros definidos apresentaram bom desempenho com base nos gráficos mostrados, entretanto, a solução de compromisso teve como consequência uma grande deflexão estática. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The main objective of this work is to define stiffness and damping parameters for the
suspension of the BAJA off-road vehicle. To define the stiffness of the spring present in the
suspension, a natural frequency, with the presence of damping, of the suspended mass of 0.8
Hz was used as a basis, as recommended in the work. In addition, the damping ratio chosen
was 0.4, as recommended by the mentioned bibliographies. This ratio was used to find the
damping coefficient for the damper that must be present in the suspension. After defining the
mentioned parameters, an analysis of the various degrees of freedom was made, both for the
quarter-car model and for the half-car model. The defined parameters performed well based
on the graphs shown, however, the compromise solution resulted in a large static deflection. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Automóveis |
pt_BR |
dc.title |
Definição de parâmetros de projeto de uma suspensão para um veículo off-road BAJA |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2021 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Ibirubá, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Ibirubá |
pt_BR |
dc.degree.department |
Engenharia Mecânica |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account