dc.contributor.advisor |
De Bona, Aline Silva |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Dias, Daniela Souza |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-11-22T18:52:21Z |
|
dc.date.available |
2024-11-22T18:52:21Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1764 |
|
dc.description.abstract |
O trabalho de pesquisa está ancorado num recorte do projeto de extensão “A
matemática presente na dança: Um contexto alegre de aprender”, que busca criar novos
contextos para promover o encantamento/engajamento do aprendizado da matemática na
educação básica. Através de oficinas realizadas em escolas públicas de ensino fundamental
e médio, o projeto utilizou o Jazz Dance e o Hip Hop como ferramentas pedagógicas. As
atividades envolviam a execução de passos de dança descritos por algoritmos visuais e
escritos, promovendo o pensamento computacional. A abordagem interativa foi conduzida
de forma colaborativa, envolvendo professores das escolas participantes, membros do grupo
de pesquisa, bolsistas e voluntários, criando um ambiente dinâmico. Durante as oficinas,
realizadas em junho de 2024, os 119 estudantes e 7 professores foram incentivados a
explorar conceitos matemáticos como geometria, proporcionalidade, e representações
gráficas e algébricas, integrados à sequência dos movimentos de dança. A metodologia da
pesquisa é uma investigação qualitativa do tipo pesquisa-ação, pois ao longo da vivência
com o projeto de extensão ia-se estudando os teóricos e trabalhos correlacionados, desta
forma contribuindo com o grupo, e delineando-se o objetivo que é entender compreender os
elementos essenciais de uma prática docente para fins de encantar os estudantes no que
tange o conteúdo de funções. Tal conteúdo contempla conceitos que são abordados em
todos os ramos da matemática e em diferentes áreas do conhecimento, como física,
geografia, e além disso, em gráficos de tratamento de informação. O resultado principal do
projeto de extensão para esta pesquisa foi a necessidade de diversificar as metodologias de
ensino de matemática (particularmente), utilizando diferentes mídias digitais, como música,
projetores e representações visuais, para criar um ambiente de aprendizagem mais atraente
e significativo, seja em dados quantitativos como em qualitativos, pois os professores das
escolas visitadas deram encaminhamentos a outras oficinas do projeto, e desenvolveram
desdobres de práticas conforme sua realidade e objetivo de conteúdos de matemática. |
en_US |
dc.description.abstract |
The research work is anchored in a section of the extension project “Mathematics
present in dance: A joyful context for learning”, which seeks to create new contexts to
promote the enchantment/engagement of learning mathematics in basic education. Through
workshops held in public elementary and high schools, the project used Jazz Dance and Hip
Hop as pedagogical tools. The activities involved the execution of dance steps described by
visual and written algorithms, promoting computational thinking. The interactive approach
was conducted collaboratively, involving teachers from the participating schools, members of
the research group, scholarship holders and volunteers, creating a dynamic environment.
During the workshops, held in June 2024, the 105 students and 7 teachers were encouraged to explore mathematical concepts such as geometry, proportionality, and graphic and
algebraic representations, integrated into the sequence of dance movements. The research
methodology is a qualitative investigation of the action research type, as throughout the
experience with the extension project, theorists and related works were studied, thus
contributing to the group, and outlining the objective, which is to understand the essential
elements of a teaching practice in order to delight students with regard to the content of
functions. This content includes concepts that are addressed in all branches of mathematics
and in different areas of knowledge, such as physics, geography, and also in information
processing graphics. The main result of the extension project for this research was the need
to diversify mathematics teaching methodologies (particularly), using different digital media,
such as music, projectors and visual representations, to create a more attractive and
meaningful learning environment, whether in quantitative or qualitative data, as the teachers
of the schools visited provided referrals to other workshops of the project, and developed
practice developments according to their reality and objective of mathematics content. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Um Conjunto de Metodologias Ancoradas na Dança como Contexto para Ensinar Matemática |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2024 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Educação Básica e Profissional |
pt_BR |