Percepção da efetividade das ações de marketing de clubes de futebol do interior do Rio Grande do Sul: um estudo de caso sobre o clube esportivo lajeadense
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dc.contributor.advisor |
Melo, Mauro Maisonave de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rodrigues, Rodrigo Dutra |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-12-11T19:36:37Z |
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dc.date.available |
2024-12-11T19:36:37Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1815 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta um estudo sobre marketing esportivo nos clubes do interior do Rio Grande do Sul, Estado que tem como característica a preferência dos torcedores e da imprensa pelos clubes da Capital (Grêmio e Internacional). A pesquisa visa identificar as ações de marketing esportivo adotadas por clubes do interior, e de que maneira conseguem
fidelizar a comunidade local. Foi realizado um estudo de caso do Clube Esportivo Lajeadense, o clube foi destaque no cenário do futebol gaúcho nos últimos anos. Para a realização do estudo foram coletadas informações com o dirigente, através de questionário aberto e com os torcedores do clube através de questionário semiaberto, em uma abordagem qualitativa identificando a percepção dos torcedores sobre as ações de marketing esportivo do clube e comparando-as com as percepções do dirigente. Foi possível verificar que a maioria dos torcedores reconhece o Programa Sócio-Torcedor como a campanha mais visível, o sorteio de rifas e galetos também foi lembrado. No entanto, as ações adotadas não são suficientes para o crescimento do público no estádio, e a marca do clube não é considerada forte pelos torcedores, que em sua maioria avalia como ruim o marketing esportivo do Lajeadense.. Ainda assim, uma das empresas patrocinadoras conseguiu se destacar das demais na pesquisa com o torcedor e também sua marca cresceu dentro do Estado. O trabalho também apresenta ações de marketing que podem servir de modelo para que o clube possa aprimorar suas estratégias de marketing. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Esportes |
pt_BR |
dc.title |
Percepção da efetividade das ações de marketing de clubes de futebol do interior do Rio Grande do Sul: um estudo de caso sobre o clube esportivo lajeadense |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
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pt_BR |
dc.degree.local |
Restinga, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Restinga |
pt_BR |
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