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Publicidade e moda: a influência na representação da imagem feminina durante as décadas de 40 e 50

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dc.contributor.advisor Dias, Camila Carmona pt_BR
dc.contributor.author Fernandes, Yolanda Silveira pt_BR
dc.date.accessioned 2024-12-12T12:07:43Z
dc.date.available 2024-12-12T12:07:43Z
dc.date.issued 2023 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1829 pt_BR
dc.description.abstract Este artigo examina a representação visual das mulheres nas imagens publicitárias das décadas de 1940 e 1950, explorando como a iconografia e a Moda influenciaram a percepção do empoderamento feminino. A pesquisa destaca uma problemática central: embora a publicidade nos anos 40 promovesse o empoderamento feminino, nos anos 50 houve uma mudança contrastante nesse conceito promovendo a alienação da figura feminina. Em resumo, a publicidade dos anos 40, apesar de sugerir empoderamento, muitas vezes alienava as mulheres ao enquadrá-las em papéis convenientes na sociedade devido aos acontecimentos socioeconômicos da época. Esse estudo ressalta a necessidade de uma análise crítica das imagens publicitárias para compreender melhor a complexa relação entre representações visuais, empoderamento feminino e a persistência da alienação de gênero. pt_BR
dc.description.abstract This article examines the visual representation of women in advertising images from the 1940s and 1950s, exploring how iconography and fashion influenced the perception of female empowerment. The research highlights a central problem: although advertising in the 40s promoted female empowerment, in the 50s there was a contrasting change in this concept, promoting the alienation of the female figure. In short, advertising in the 1940s, despite suggesting empowerment, often alienated women by placing them in convenient roles in society due to the socioeconomic events of the time. This study highlights the need for a critical analysis of advertising images to better understand the complex relationship between visual representations, female empowerment and the persistence of gender alienation. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Moda pt_BR
dc.title Publicidade e moda: a influência na representação da imagem feminina durante as décadas de 40 e 50 pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2023 pt_BR
dc.degree.local Erechim, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Erechim pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Modelagem Criativa com Ênfase em Sustentabilidade pt_BR


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