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Estratégias e ferramentas de marketing em cooperativas de consumo e de trabalho - Revisão Sistemática da Literatura

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dc.contributor.advisor Miles, Duílio Castro pt_BR
dc.contributor.advisor Farias, Cláudio Vinicius Silva pt_BR
dc.contributor.author Petry, Marcelo Rafael
dc.date.accessioned 2024-12-20T12:41:34Z
dc.date.available 2024-12-20T12:41:34Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1860
dc.description.abstract A história do cooperativismo remonta a luta por um mundo mais justo. Mesmo com o desenvolvimento cooperativo atual, os ramos de consumo e de trabalho têm constituído frações residuais da economia e do mercado de trabalho, principalmente no Brasil. Por outro lado, estratégias e ferramentas de marketing têm sido fundamentais no desenvolvimento das atividades empresariais, contribuindo para construir competitividade e resiliência. Assim sendo, se faz pertinente avaliar como as cooperativas de consumo e de trabalho têm se posicionado mercadologicamente. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura buscando identificar os estudos que abordaram estratégias e ferramentas de marketing no âmbito de cooperativas de consumo e de trabalho. Analisando o período de 2014 a 2024 foram obtidos 17 (dezessete) estudos por meio da plataforma Periódicos CAPES. Destes, 7 (sete) sobre cooperativas de consumo, 9 (nove) sobre cooperativas de trabalho e 1 (um) sobre ambas. Verificou-se a recorrência de estratégias voltadas ao empoderamento dos associados e à intercooperação bem como o uso de ferramentas digitais e de marketing interno. Além do potencial de aplicação, os estudos revisados reforçam a possibilidade de utilizar estratégias e ferramentas de marketing para lidar com os desafios, oportunidades e contradições do mercado no contexto das cooperativas de consumo e de trabalho. en_US
dc.description.abstract The history of cooperativism dates back to the struggle for a fairer world. Despite cooperative development nowadays, consumer and workers cooperatives integrate residual fractions of the economy and the labor market, especially in Brazil. On the other hand, marketing strategies have played a key role in business activities, contributing to build competitiveness and resilience. Therefore, it is pertinent to evaluate how consumer and worker cooperatives are dealing with marketing strategies and tools. To this end, a systematic review of the literature was carried out seeking to identify studies that addressed marketing strategies and tools within the scope of consumer and worker cooperatives. Analyzing the period from 2014 to 2024, 17 (seventeen) studies were obtained through the CAPES Periodicals platform. Of these, 7 (seven) were on consumer cooperatives, 9 (nine) on worker cooperatives and 1 (one) on both. We found strategies of empowerment and intercooperation as well as the use of digital and internal marketing tools The reviewed studies that is possible to use marketing strategies and tools to rationally assess market challenges, opportunities and contradictions in the context of consumer and worker cooperatives. en_US
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Cooperativas en_US
dc.subject Marketing en_US
dc.subject Trabalho en_US
dc.subject Consumo en_US
dc.title Estratégias e ferramentas de marketing em cooperativas de consumo e de trabalho - Revisão Sistemática da Literatura en_US
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2024 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão Empresarial pt_BR


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