Rabbit’s Challenge : aprendizagem de conceitos de lógica de programação através de aplicação gamificada
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dc.contributor.advisor |
Coelho, Rafael Vieira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silveira, Caroline Caprini da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2025-02-05T19:11:54Z |
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dc.date.available |
2025-02-05T19:11:54Z |
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dc.date.issued |
2024 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1918 |
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dc.description.abstract |
A alta taxa de evasão em cursos da área da informática vai na contramão da demanda por desenvolvedores qualificados. É notável a necessidade de
tornar o ensino de programação mais acessível e estimulante. Neste trabalho, utilizam-se conceitos de gamificação, como customização de personagens e pontos de experiência, para criar uma aplicação de ensino de lógica e conceitos de programação. A proposta combina a diversão dos jogos casuais 2D com os desafios do aprendizado técnico, em busca de facilitar a compreensão do conteúdo apresentado de forma tradicional, em sala de aula. Para o desenvolvimento, foram utilizadas as tecnologias Flutter, Flame e FlutterFlow para a criação do jogo e das telas de acesso ao sistema; Blockly, para o ensino de lógica e programação em blocos; e Firestore, para o armazenamento de dados. Como funcionalidades, a aplicação inclui
explicações sobre o uso da ferramenta Blockly e sua integração com dois
níveis de dificuldade, nos quais os alunos são desafiados a criar códigos que
movem o personagem até o objetivo final. Além dos desafios, o sistema oferece feedbacks de pontuação, perfil de usuário e opções de customização básica do personagem jogável. Isto permite que alunos não apenas aprendam lógica de programação, mas também se envolvam em uma experiência divertida e motivadora, tornando o aprendizado eficaz. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The high dropout rate in computer science courses contradicts the demand for qualified developers. There is a notable need to make programming teaching more accessible and stimulating. This work uses gamification concepts, such as character customization and experience points, to create an application for teaching logic and programming concepts. The proposal
combines the fun of 2D casual games with the challenges of technical learning, in an attempt to facilitate understanding of the content presented in the traditional classroom way. Flutter, Flame, and FlutterFlow technologies
were used to create the game and the system access screens; Blockly to teach logic and block programming; and Cloud Firestore to store data. As a feature, the application includes explanations on using the Blockly tool and its integration with two levels of difficulty, in which students are challenged to
create codes that move the character to the final goal. In addition to the challenges, the system offers score feedback, a user profile, and basic customization options for the playable character. This allows students to learn programming logic and engage in a fun and motivating experience, making learning effective. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Informática |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de sistemas |
pt_BR |
dc.subject |
Software - Desenvolvimento |
pt_BR |
dc.title |
Rabbit’s Challenge : aprendizagem de conceitos de lógica de programação através de aplicação gamificada |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2024 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Farroupilha, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Farroupilha |
pt_BR |
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