dc.description.abstract |
A expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com a criação dos Institutos Federais, ampliou significativamente os cursos e vagas ofertadas, o que contrasta, por vezes, com a dificuldade na ocupação dessas vagas e com processos seletivos cada vez mais disputados, excluindo muitas vezes os estudantes pobres, provenientes da escola pública. Percebe-se que existe muita complexidade dos processos seletivos, com editais pouco acessíveis e compreensíveis pelos estudantes, os quais, muitas vezes, não entendem o sistema de ingresso e também pouco compreendem o sistema de reserva de vagas para o ensino público. A fim de que a intencionalidade das políticas públicas de ampliação e democratização do acesso se efetive, é necessário um conjunto de esforços direcionados, no sentido de melhorar a orientação e a compreensão dos candidatos sobre os editais e regramentos que norteiam o processo de ingresso discente. Considerando esse contexto, o produto educacional desenvolvido (Guia de Acesso), material textual e interativo conforme classificação da Área de Ensino da CAPES, foi aplicado no processo seletivo de 2019/1 do campus Bento Gonçalves do IFRS. Partiu-se de um conceito de acesso que engloba o ingresso, a permanência e a qualidade do ensino. A pesquisa demonstrou a necessidade de estratégias de orientação que apresentem a instituição, suas características, sistema de cotas, cursos e modalidades ofertados, estrutura e formas de ingresso. A interpretação dos dados revelou a importância de disponibilizar o Guia de Acesso, em formato digital, de forma permanente, no site da Instituição. A avaliação do produto demonstrou que o Guia apresenta uma orientação mais didática, clara e objetiva, facilitando a compreensão do processo seletivo por parte dos estudantes candidatos, contribuindo para aperfeiçoar a divulgação sobre as modalidades de acesso e de seleção, das opções de curso ofertadas pelo IFRS, além de aumentar o interesse dos estudantes pelo processo seletivo do IFRS. Dessa forma, o Guia cumpre a função de contribuir para a democratização do acesso, qualificando o sistema de ingresso discente, informando sobre as formas de permanência na instituição e sobre o ensino ofertado nos cursos do IFRS campus Bento Gonçalves. |
pt_BR |