Gestão escolar comprometida com a leitura: um desafio pedagógico
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Aiub, Giovani Forgiarini |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Weber, Adriana Dietze |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-05-17T23:11:37Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-05-17T23:11:37Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/276 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa tem por tema gestão e leitura no contexto escolar. Seu objetivo é analisar a possibilidade de uma modificação no paradigma existente na gestão escolar, de forma que o diretor obtenha um maior enfoque na leitura e esta venha tornar-se foco de uma gestão mais pedagógica. Para isto, foram realizadas reflexões sobre as funções desempenhadas pelo gestor escolar, sobre o papel da escola na formação do leitor e também sobre os conceitos de leitura através de diferentes autores. Portanto, esta pesquisa constitui-se em um trabalho de revisão bibliográfica no qual foi utilizada a abordagem qualitativa, pois caracteriza-se como uma pesquisa teórico-prática, uma vez que os conhecimentos adquiridos podem ser utilizados para aplicação na prática da gestão escolar e, consequentemente, contribuindo como possibilidade para a solução do problema concreto evidenciado na escola, propondo a leitura como foco da gestão escolar mais pedagógica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research is about management and reading in the scholar context. Its goal is to analyze the possibility of modification in the paradigm that exists in the school management, so that the principal get an increased focus on reading and it becomes the focus of a pedagogical management. In order to that, reflections were made on the functions that are been developed by the school manager, on the role of schools reader’s training, as well as on the reading concepts through different authors. Therefore, this research is based on a literature review in which the qualitative approach was used. It is characterized as a theoretical and practical research, since the acquired knowledge can be used for application in practice of school management, what can be contributed to the solution of real problems evidenced in school. Finally, it proposes the act of reading as the focus on a more pedagogical school management. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.title |
Gestão escolar comprometida com a leitura: um desafio pedagógico |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2016 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Gestão Escolar |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account