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Reuniões pedagógicas como possibilidades de formação continuada ao professor

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Title: Reuniões pedagógicas como possibilidades de formação continuada ao professor
Author: Zimmer, Aline Steffens
Abstract: Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a formação continuada docente, a reunião pedagógica e a formação em serviço, de maneira a contribuir com o professor sobre o seu entendimento frente ao assunto, e desenvolver uma reflexão crítica de sua prática. Tem como objetivo a análise da percepção dos professores e gestores escolares sobre as reuniões pedagógicas das escolas municipais de Educação Infantil do município B. Para construir o corpus de análise, foram realizadas observações de reuniões pedagógicas, análise de atas e entrevistas semiestruturadas com as professoras da escola 1 e as diretoras das escolas de Educação Infantil. Com a finalidade de elaborar um referencial e uma análise significativos, utilizou-se o embasamento teórico nos estudiosos da área como Nóvoa (1994), Palma, Balzan e Peixoto (2013), Antich e Foster (2012), a legislação vigente, entre outros. Obtiveram-se como resultados desta pesquisa diferentes conceitos e entendimentos por parte dos profissionais da educação entrevistados frente às reuniões pedagógicas, tais como: reunião administrativa, reunião pedagógica ou ambas. Ao final, percebeu-se que está sendo constituída a noção de reunião pedagógica como formativa, em um processo construtivo e lento nas escolas.This research presents some reflections about continuing teachers’ education, pedagogical meeting and education in service, in order to contribute with the teacher about his understanding of the subject, and develop a critical reflection on his practice. The objective of this study is to analyze teachers and school managers’ perceptions about pedagogical meetings of the municipal schools of early childhood education in city B. To construct the corpus of analysis were made observations of pedagogical meetings, analysis of minutes and semi-structured interviews with the teachers from school 1 and the principals of the early childhood education schools. For the purpose to elaborate significant referential and analysis, were used theoretical basis in the researches of this area as Nóvoa (1994), Palma, Balzan and Peixoto (2013), Antich and Foster (2012), the legislation in force, among others. As result of this research there are different concepts and understandings of educational professionals interviewed before the pedagogical meetings, such as: administrative meeting, pedagogical meeting or both. At the end, it was perceived that the notion of pedagogical meeting as formative is being constituted, in a constructive and slow process in the schools.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/282
Date: 2017


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