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Perspectiva da gestão escolar em relação à organização do espaço da sala de aula na escola de educação infantil

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Title: Perspectiva da gestão escolar em relação à organização do espaço da sala de aula na escola de educação infantil
Author: Klering, Fernanda
Abstract: Este estudo buscou analisar a perspectiva da gestão escolar em relação à organização do espaço da sala de aula em uma escola de educação infantil do município de São Leopoldo-RS. A pesquisa apresenta uma experiência de reorganização do espaço da sala de aula do infantil III, posteriormente articulando a mesma com a perspectiva da gestão escolar. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, sendo que o principal instrumento para levantamento dos dados foram entrevistas semiestruturadas (com três gestoras). Os dados coletados foram analisados a partir de princípios da Análise de Conteúdo. O referencial teórico da pesquisa baseou-se em autores como: Barbosa (2001; 2006), Forneiro (1998), Horn (2007; 2017), Oliveira (2000; 2011), Staccioli (2013) e Zabalza (1998). O estudo apontou como o processo de mudança repercutiu na instituição, uma vez que a reformulação de uma sala impulsionou outras professoras a criarem espaços diferenciados. Junto a isso, destaca-se que a gestão escolar percebe a relevância de ampliar esse processo, estendendo-o a outros ambientes e possibilitando ampliar os olhares para a organização dos espaços na escola.This study aimed to analyze the perspective of school management in relation to the organization of classroom space in a early childhood education school in the municipality of São Leopoldo-RS. The research presents an experience of reorganization of the classroom space of the early childhood education level III, later articulating it with the perspective of the school management. It was characterized as a qualitative research, and the main instrument for data collection was semistructured interviews (with three managers). The collected data were analyzed from the principles of Content Analysis. The theoretical reference of the research was based on authors such as: Barbosa (2001, 2006), Forneiro (1998), Horn (2007, 2017), Oliveira (2000, 2011), Staccioli (2013) and Zabalza (1998). The study pointed out how the process of change had an impact on the institution, since the reformulation of a room encouraged other teachers to create different spaces. In addition to this, it is worth noting that school management perceives the relevance of expanding this process, extending it to other environments and making it possible to broaden the perspectives for the organization of spaces in the school.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/288
Date: 2018


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