Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo

Show simple item record

dc.contributor.advisor Camargo, Edson Carpes pt_BR
dc.contributor.author Schmitz, Camila Vanessa pt_BR
dc.date.accessioned 2021-08-12T23:35:00Z pt_BR
dc.date.available 2021-08-12T23:35:00Z pt_BR
dc.date.issued 2020 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/398 pt_BR
dc.description.abstract O estudo aborda as percepções da equipe de trabalho técnico sobre a sua contribuição para o processo educativo de uma escola do Vale do Caí, no Rio Grande do Sul (RS). Nesta análise, considera-se equipe de trabalho técnico os/as profissionais da escola que não compõem nem o corpo docente, nem a gestão, podendo ser profissionais dos diversos setores que constituem a escola – administrativo (secretário/a, assistente financeiro), apoio manual (cozinheiro/a, higienizador/a, zelador/a) e apoio educativo (monitor/a), com base na classificação proposta por Tardif e Levasseur (2011). Considerando o trabalho coletivo dos diversos profissionais que constituem o espaço escolar como elemento essencial para a formação de sujeitos críticos, participativos e democráticos, a questão problematizadora deste estudo centra-se em como os integrantes da equipe de trabalho técnico percebem a contribuição do seu fazer cotidiano para o processo educativo. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar como a equipe de trabalho técnico de uma escola do Vale do Caí/RS se percebe e é percebida no processo educativo, incluindo a percepção da gestão da escola. Caracteriza-se como um estudo de caso, sendo que a coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com sujeitos que compõem a equipe de trabalho técnico e a gestão da escola. A técnica de análise de dados utilizada foi análise de conteúdo, com base em Bardin (2014). Os resultados envolveram a análise do processo de gestão da escola pesquisada, bem como as percepções sobre o papel da equipe de trabalho técnico no processo educativo e a contribuição da gestão escolar para a efetiva participação de todos/as neste processo, evidenciando uma necessidade de maiores oportunidades de qualificação da equipe técnica, bem como a existência de uma hierarquização entre o trabalho técnico escolar e o trabalho docente. pt_BR
dc.description.abstract The study approaches the perceptions of the technical work team about your contribution to the educational process of a school from Vale do Caí, in Rio Grande do Sul (RS). In this analyze, it is considered technical work team the professionals of the school that don’t compose neither the faculty, neither the management, can be professionals from the various sectors that constitue the school – administrative (secretary, financial assistant), manual support (cooker, sanitizer, caretaker) and educacional support (monitor), based on the classification proposed by Tardif and Levasseur (2011). Considering the collective work of the various professionals who constitute the school space as essential element for the formation of critical, participatory and democratic subjects, the problematic question of this study focuses on how the members of the technical work team perceive the contribution of their daily work for the educational process? The objective of this study was to identify how the technical work team of a school in Vale do Caí/RS perceives itself and is perceived in the educational process, including the perception of school management. It’s characterized as a case study, and the data collection took place from semi-structured interviews with subjects who composes the technical work team and the school management. The data analysis technique used was contente analysis, based on Bardin (2014). The results involved the analysis of the management process of the researched school, as well as the perceptions about the role of the technical work team in the pedagogical process and the contribution of school management to the effective participation of all in this process, evidencing a need for greater theoretical qualification opportunities for the technical team, as well as the existence of a hierarchy between school technical work and teaching work. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Escolas - Organização e administração pt_BR
dc.subject Equipe de trabalho pt_BR
dc.subject Cultura organizacional pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.title Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2020 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão Escolar pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789398.pdf 766.8Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account