Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

As faces do planejamento na escola: uma análise do processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúcha

Show simple item record

dc.contributor.advisor Crespam, Cristina Ceribola pt_BR
dc.contributor.author Delfino, Fabiane Chies pt_BR
dc.date.accessioned 2021-09-02T00:33:07Z pt_BR
dc.date.available 2021-09-02T00:33:07Z pt_BR
dc.date.issued 2020 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/408 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúcha. O referencial teórico deste trabalho foi dividido em dois temas: gestão escolar e planejamento. Para o alcance dos objetivos foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que se utilizou das técnicas de pesquisa bibliográfica e entrevista. As entrevistas foram realizadas com seis professores e quatro alunas da escola estudada. Como principais resultados verificou-se que há possibilidade de avanço no entendimento e na implementação do planejamento estratégico como ferramenta de gestão na escola; o planejamento foi conteúdo que fez parte de cursos em diversos níveis de formação dos entrevistados; a equipe diretiva e os professores são responsáveis pela realização dos processos de planejamento na escola, tendo por foco diferentes tipos de planejamento; e todos os entrevistados apresentaram argumentos que confirmam a importância do planejamento na escola. pt_BR
dc.description.abstract This paper aims to analyze the planning process in a state public school in Rio Grande do Sul. The theoretical framework of this work was divided into two themes: school management and planning. To achieve the objectives, an exploratory research with a qualitative approach was carried out, which used the techniques of bibliographic research and interview. The interviews were conducted with six teachers and four students from the school studied. As main results it was verified that there is a possibility of progress in the understanding and implementation of strategic planning as a management tool in the school; the planning was content that was part of courses at different levels of training of the interviewees; the management team and teachers are responsible for carrying out the planning processes in the school, focusing on different types of planning; and all respondents presented arguments that confirm the importance of planning at school. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Escolas - Organização e administração pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject pt_BR
dc.title As faces do planejamento na escola: uma análise do processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúcha pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2020 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão Escolar pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789408.pdf 300.7Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account