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Mulheres na gestão escolar: questões de gênero, tempo pedagógico e qualidade de vida

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dc.contributor.advisor Camargo, Edson Carpes pt_BR
dc.contributor.author Soldi, Jovandra Luiza pt_BR
dc.date.accessioned 2021-09-02T01:06:45Z pt_BR
dc.date.available 2021-09-02T01:06:45Z pt_BR
dc.date.issued 2020 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/409 pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como objetivo investigar como o tempo empregado na gestão de uma escola interfere na qualidade de vida de mulheres gestoras, bem como esta administra seu tempo em relação a vida profissional e a vida doméstica. O estudo está pautado nos estudos de gênero e na leitura de teóricas e teóricos que apresentam situações de desigualdade de gênero, vivenciadas tanto no campo profissional como na vida social, tais como Pinto (1994) e Oliveira (2003). A metodologia para este estudo orientou-se de forma qualitativa, de cunho exploratório e do tipo estudo de caso a partir da coleta de dados de três gestoras de escolas de Ensino Fundamental, localizadas no município de Tupandi – RS, a partir de narrativas de suas histórias de vida, conforme Josso (2008). As narrativas autobiográficas são apresentadas de modo individual e também de forma contrastiva, tomando como referencial a análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). O processo de narrar a si e a sua história permite ao sujeito refletir sobre si e sobre suas práticas, num processo de auto/transformação. Este processo contribui para o entendimento e a reflexão enquanto gestoras do seu próprio tempo e de sua vida. O tempo disponível para a qualidade de vida de homens e mulheres difere nesta nossa sociedade regida pelo capital e se reflete também no ambiente escolar. pt_BR
dc.description.abstract This research aims to investigate how the time spent in the management of a school interferes with the quality of life of women managers, as well as how they manage their time in relation to professional and domestic life. The study is based on gender studies and the reading of theoreticians and theorists who present situations of gender inequality, experienced both in the professional field and in social life, such as Pinto (1994) and Oliveira (2003). The methodology for this study was oriented in a qualitative, exploratory and case study type, based on the data collection of three managers of elementary schools, located in the municipality of Tupandi - RS, from narratives of their life stories, according to Josso (2008). The autobiographical narratives are presented individually and also in a contrasting way, taking as a reference the content analysis proposed by Bardin (2011). The process of narrating himself and his story allows the subject to reflect on himself and his practices, in a process of self / transformation. This process contributes to understanding and reflection as managers of their own time and life. The time available for the quality of life of men and women differs in our society governed by capital and is also present in the school environment. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Mulheres pt_BR
dc.title Mulheres na gestão escolar: questões de gênero, tempo pedagógico e qualidade de vida pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2020 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão Escolar pt_BR


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