Guia de Autoavaliação Institucional para a Educação Profissional e Tecnológica (EPF)
Show simple item record
dc.contributor.author |
Fagundes, Fabiana Centeno |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Escott, Clarice Monteiro |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-10-08T20:14:50Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-10-08T20:14:50Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/421 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este Guia é fruto de Pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - PROFEPT, intitulada "Autoavaliação Institucional: Contribuições para os Processos de Gestão do Ensino Técnico e Tecnológico", e está vinculada a Linha de Pesquisa Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos. Espera-se que as informações aqui contidas colaborem com todos os atores e, principalmente, gestores, na consolidação do protagonismo da autoavaliação como prática social orientada a produzir efeitos pedagógicos e políticos para uma gestão democrática em Instituições Federais de Ensino. traz uma compilação das bases teóricas e dos princípios norteadores da Autoavaliação Institucional e está organizado em quatro capítulos: o primeiro capítulo é o da Contextualização: IFSul e a Autoavaliação Institucional, instituição onde foi desenvolvida a pesquisa, nesse capítulo há uma síntese dos documentos institucionais o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), um histórico da Autoavaliação Institucional e seus desdobramentos no Câmpus Gravataí, bem como perfil dos estudantes e dos cursos. No Capítulo 2, Organização da Autoavaliação Institucional no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) são reveladas como as bases conceituais que embasam essa modalidade educacional e como se articulam com a Legislação, as etapas, os princípios e o estabelecimento de uma cultura de autoavaliação. No Capítulo 3, consta A Autoavaliação Institucional na prática da gestão Democrática e o Planejamento Participativo diante da institucionalidade dos Institutos Federais. Por fim, é apresentada a proposta de Fluxos e Processos da Organização da Autoavaliação na Educação Profissional e Tecnológica. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
pt_BR |
dc.title |
Guia de Autoavaliação Institucional para a Educação Profissional e Tecnológica (EPF) |
pt_BR |
dc.type |
outros |
pt_BR |
dc.degree.program |
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account