Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Caderno Trajetória Horizonte: projetos de futuro e mundo do trabalho

Show simple item record

dc.contributor.author Soria, Fabiano pt_BR
dc.contributor.author Vaz, Liliane Madruga Prestes pt_BR
dc.date.accessioned 2021-10-11T19:40:43Z pt_BR
dc.date.available 2021-10-11T19:40:43Z pt_BR
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.isbn 978-65-86734-95-9 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/422 pt_BR
dc.description.abstract Este produto educacional originou-se da pesquisa de mestrado profissional intitulada “Trajetórias Criativas, Mundo do trabalho e Educação Profissional e Tecnológica: Conexões possíveis”, como requisito para a obtenção do grau de mestre em educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Consiste num recurso didático, o qual visa contribuir com um programa de atendimento a jovens em distorção idade/série nos anos finais do ensino fundamental chamado Trajetórias Criativas, vigente em escolas estaduais de Porto Alegre e região metropolitana entre os anos de 2012 a 2019. A partir de análise do material existente sobre o programa Trajetórias Criativas e da observação da sua dinâmica de funcionamento em uma das escolas participantes durante os oito anos de aplicação, percebeu-se que havia espaço para uma abordagem mais aprofundadas sobre questões relacionadas ao futuro dos jovens estudantes após a conclusão do ensino fundamental, como a elaboração de seus projetos pessoais e a relação com o mundo do trabalho. A elaboração do presente material didático seguiu como referência a série de cadernos temáticos Trajetórias Criativas e tem o objetivo de trazer aos estudantes elementos para compreensão do mundo do trabalho e reflexões sobre seus percursos futuros. Por fim, esperamos que este produto educacional possa trazer subsídios para o aprimoramento das ações deste e também para os outros programas enquanto políticas de inclusão das juventudes em distorção idade/série, beneficiando jovens em situação de vulnerabilidade social, população sobre a qual se acumula uma enorme dívida, especialmente em termos educacionais. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Criatividade pt_BR
dc.subject Jovens - Emprego pt_BR
dc.subject Trabalho pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.title Caderno Trajetória Horizonte: projetos de futuro e mundo do trabalho pt_BR
dc.type outros pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789422.pdf 6.841Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account