Iniciação científica: o que é? Por quê? Para quem?
Show simple item record
dc.contributor.author |
Pontel, Taiane Lucas |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Vieira, Josimar de Aparecido |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-10-15T18:36:33Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-10-15T18:36:33Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/433 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este produto educacional se caracteriza como material didático em formato de guia online, de acordo com a classificação da CAPES (2019), que tem a finalidade de familiarizar os estudantes do ensino médio com o tema da iniciação científica e esclarecer possíveis dúvidas referentes às etapas e aos processos que envolvem essa atividade. O material apresenta informações acerca das possibilidades de envolvimento com projetos de pesquisa e os benefícios consequentes da participação do estudante desde a educação básica, seja como bolsista, seja como discente voluntário. Inicialmente, o guia em formato digital traz a relação do IFRS com a iniciação científica e os objetivos da instituição ao disponibilizar esta atividade a estudantes de ensino médio. Na sequência, apresenta uma breve explanação sobre os conceitos relacionados ao tema em questão, assim como a diferenciação e a relação existente entre eles, tais como projetos de pesquisa e inovação, pesquisa básica, pesquisa aplicada e iniciação científica. Foram inseridos, no decorrer do material, tópicos históricos sobre o assunto com o intuito de aguçar a curiosidade do estudante e estimulá-lo a conhecer esta prática mais profundamente. Por meio da análise dos dados coletados durante a pesquisa, foi possível elaborar um material reunindo as principais dúvidas relatadas pelos estudantes durante a pesquisa de campo, e que acabam contribuindo para a não participação destes em projetos de pesquisa. Também foi ilustrado em forma de tópicos, o cenário visualizado pelos estudantes do IFRS em relação à iniciação científica, com o propósito de que estes se identifiquem com o material. O material também apresenta os procedimentos necessários para a candidatura de estudantes em editais de seleção de bolsistas e uma súmula referente aos tipos de bolsas de iniciação científica disponibilizadas por meio de fomento institucional e via fomento externo, mediante parceria do IFRS com o CNPq, evidenciando aspectos como: modalidades, tempo de vigência, valores e carga-horária, a fim de esclarecer todos os aspectos relacionados ao processo. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access (by-nc-sa) |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa |
pt_BR |
dc.title |
Iniciação científica: o que é? Por quê? Para quem? |
pt_BR |
dc.type |
livro digital |
pt_BR |
dc.degree.program |
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account