Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Uma Sequência Didática problematizando o estudo da extração, na perspectiva da formação humana integral para cursos técnicos em química

Show simple item record

dc.contributor.author Marquet, Rejane Danieli Leal pt_BR
dc.contributor.author Nichele, Aline Grunewald pt_BR
dc.contributor.author Escott, Clarice Monteiro pt_BR
dc.date.accessioned 2022-02-17T17:56:21Z pt_BR
dc.date.available 2022-02-17T17:56:21Z pt_BR
dc.date.issued 2020 pt_BR
dc.identifier.isbn 978-65-5950-001-7 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/485 pt_BR
dc.description.abstract Este material é o Produto Educacional desenvolvido junto à Dissertação de Mestrado Profissional apresentada ao Curso de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, intitulada “A formação humana integral no âmbito do Curso Técnico Subsequente em Química do IFRS-POA: Experimentação contextualizada pela temática café como possibilidade de uma prática pedagógica integradora”. Este material apresenta uma proposta para o desenvolvimento de uma sequência didática, contextualizando o ensino de química com a utilização da temática café e a atuação no mundo do trabalho na perspectiva da formação humana integral. Visa implementar atividades práticas integradoras no estudo da extração, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem de química orgânica no âmbito de Cursos Técnicos, considerando o trabalho como princípio educativo. Este material não visa fornecer procedimentos prontos, mas contribuir com o planejamento didático dos professores envolvidos com o ensino técnico em química. Apresentaremos um caminho que pode ser seguido pelo professor junto aos discentes ao realizar o estudo da extração, utilizando a temática café, de forma contextualizada com o mundo do trabalho, considerando situações reais que podem ser encontradas ao executar sua futura prática laboral. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access (by-nc-sa) pt_BR
dc.subject Ensino integrado pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Extração (Química) pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.title Uma Sequência Didática problematizando o estudo da extração, na perspectiva da formação humana integral para cursos técnicos em química pt_BR
dc.type livro digital pt_BR
dc.degree.program Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789485.pdf 1.984Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account