Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Conflitos e mediações: alteridade no contexto do feminismo estudantil

Show simple item record

dc.contributor.author Castro, Vanessa Soares de pt_BR
dc.contributor.author Roso, Adriane pt_BR
dc.contributor.author Gonçalves, Camila dos Santos pt_BR
dc.date.accessioned 2022-05-30T22:05:34Z pt_BR
dc.date.available 2022-05-30T22:05:34Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.issn 1980-5314 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/521 pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo, refletimos sobre a função da alteridade na construção do ativismo de um coletivo feminista estudantil inserido em uma instituição federal de educação. Trata-se de uma pesquisa participante, cujo corpus de análise é constituído por diário de campo, análise documental e roda de conversa. A pesquisa situa-se no campo da Psicologia Social, sustentando-se na Teoria das Representações Sociais e na Teoria das Minorias Ativas, em conversa com teóricas feministas. Observamos que as relações de alteridade formam um ponto nevrálgico na criação e atuação do coletivo feminista participante no ambiente escolar. Concluímos que a atuação das jovens enquanto uma minoria ativa cumpriu papel central para que o coletivo alcançasse seus objetivos e fortalecesse sua identificação com o feminismo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.relation.ispartof Cad. Pesqui., São Paulo, v.52, e08539, 2022 pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject pt_BR
dc.subject Conflito social pt_BR
dc.subject Movimentos sociais pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Psicologia social pt_BR
dc.title Conflitos e mediações: alteridade no contexto do feminismo estudantil pt_BR
dc.title.alternative Conflictos y mediaciones: alteridad en el contexto del feminismo estudiantil es
dc.title.alternative Conflits et médiations: l’altérité dans le contexte du féminisme étudiant fr
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789521.pdf 568.5Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account