Aproximações do ensino de matemática com google earth: uma ferramenta possível para um ensino de matemática contextualizado
Show simple item record
dc.contributor.author |
Muniz, Tamirez dos Santos |
pt_BR |
dc.contributor.other |
Daminelli, Elisa |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2022-07-04T21:38:05Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-07-04T21:38:05Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/532 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho teve como objetivo principal analisar uma proposta de atividades utilizando o
recurso do software Google Earth Pro para o ensino de Matemática. Foi também um objetivo
desta pesquisa analisar a prática com a ferramenta Google Earth Pro em conjunto com
atividades que façam relações com o ambiente habitacional dos estudantes. Para isso
elaboramos uma sequência de atividades envolvendo conceitos de Estatística e utilizado a
ferramenta supracitada. Esta pesquisa se caracteriza como um Estudo de Caso, o qual nos
debruçamos nos subsídios teóricos de Skovsmose em relação ao conceito de Cenários para
Investigação, e na concepção de Barbosa e suas contribuições para Modelagem Matemática.
Foram realizados três encontros com estudantes de 7o ano e 9o ano de uma escola localizada
em Zona Rural no Município de Caraá, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Durante os
encontros foi possível trazer questões conceituais de Matemática aliadas às questões sociais e
ambientais que permeiam a região, promovendo o (re)conhecimento de seu espaço
habitacional. A partir dos dados coletados, foi possível perceber a interação e a aprendizagem
dos participantes, tendo em vista que a maioria conseguiu desenvolver as atividades propostas
apresentando interesse pelo tema. Esta pesquisa gerou como produto final uma proposta de
atividade que pode ser utilizada pelos professores da Educação Básica, de modo que possam
integrar a sua prática docente. |
en_US |
dc.description.abstract |
The main objective of this work sought to analyze a proposal for activities using the Google
Earth Pro software resource for teaching Mathematics. It is also an objective of this research
to analyze a practice with the Google Earth Pro tool in conjunction with activities that make
relationships with the students' living environment. For this, we elaborated a sequence of
activities involving Statistics and used the aforementioned tool. This research stands out as a
Case Study, which we focus on the theoretical subsidies of Skovsmose in relation to the
concept of Scenarios for Investigation, and on the conception of Barbosa and his contributions
to Mathematical Modeling. Three meetings were held with 7th and 9th grade students from a
school located in the Rural Area in the Municipality of Caraá, on the north coast of Rio
Grande do Sul. the region, promoting the (re)knowledge of their living space. From the
collected data, it was possible to perceive the interaction and learning of the participants,
considering that most of them managed to develop the participating participant activities by
theme. This research is, as a final product, an activity proposal that can be used by Basic
Education teachers, so that it can integrate their teaching practice. Furthermore, the referent
research allowed the researcher, as a result of this work, to be invited to present this project as
a proposal for a pedagogical training at the school where it was carried out. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Google Earth |
pt_BR |
dc.title |
Aproximações do ensino de matemática com google earth: uma ferramenta possível para um ensino de matemática contextualizado |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Especilização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Educação Básica e Profissional |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account