dc.contributor.author |
Silvestre, José Maurício |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2022-07-04T22:23:25Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-07-04T22:23:25Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/537 |
|
dc.description.abstract |
A preocupação com os destinos do egresso do sistema educacional brasileiro no mundo do trabalho
constitui a linha de investigação do presente artigo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que aborda a
questão da ideologia ligada à necessidade de inclusão do estudante no mercado de trabalho. O estudo
busca desvendar os aspectos ideológicos que justificam o ensino técnico e profissional, como contraponto
ao crescente desemprego tecnológico, o qual sedimentaria, ao mesmo tempo, o caminho da autonomia
material e intelectual do trabalhador. Essa questão é discutida na perspectiva da educação pública
brasileira, cujo modelo tecnicista e dualista, comprometido com a formação para o mercado de trabalho, a
tem caracterizado desde o início do período republicano. Após uma exposição do trabalho como princípio
educacional, a investigação mostra que diversos aspectos da ideologia capitalista neoliberal entraram no
campo educacional, especialmente na educação básica e profissional, através de mudanças terminológicas
que buscam escamotear a brutalidade da exploração do trabalho na economia contemporânea. O estudo
conclui que o atual regime de acumulação do capital pressupõe não apenas a coexistência de um
trabalhador flexível, plenamente adaptado às pressões heterônomas do mercado de trabalho, mas também
a neutralidade axiológica das ciências em geral, que assegura a legitimidade da formação técnica e
profissional do trabalhador para fins de dominação. Com isso, inclusive a Rede Federal de ensino, através
da política do Governo Federal, tem sido acossada em sua proposta inicial de oferecer, na Educação Básica,
Profissional e Tecnológica, uma formação pedagógica politécnica, inclusiva e emancipatória. |
en_US |
dc.description.abstract |
The concern with the destinies of the Brazilian educational system graduates in the world of work
constitutes the line of investigation of this article. This is qualitative research that addresses the issue of
ideology linked to the need to include students in the job market. The study seeks to unravel the ideological
aspects that justify technical and professional education, as counterpoint to the growing technological
unemployment, which would at the same time consolidate the path of material and intellectual autonomy
of the worker. This issue is discussed from the perspective of Brazilian public education, whose technicist
and dualist model, committed to training for the job market, has characterized it since the beginning of the
republican period. After an exposition of the work as an educational principle, the investigation shows that
several aspects of neoliberal capitalist ideology entered the educational field, especially in basic and
professional education, through terminological changes that seek to hide the brutality of labor exploitation
in the contemporary economy. The study concludes that the current regime of capital accumulation
presupposes not only the coexistence of a flexible worker, fully adapted to the heteronomous pressures of
the labor market, but also the axiological neutrality of science in general, which ensures the legitimacy of
technical and professional training. of the worker for the purpose of domination. As a result, even the
Federal Education Network, through the Federal Government's policy, has been harassed in its initial
proposal to offer, in Basic, Professional and Technological Education, a polytechnic, inclusive and
emancipatory pedagogical training. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Mercado de trabalho |
pt_BR |
dc.title |
O mundo do trabalho e a ambiguidade da educação tecnicista |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The world of labour and the ambiguity of technicist education |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Educação Básica e Profissional |
pt_BR |