Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Análise das características comportamentais empreendedoras dos estudantes do curso de tecnologia em processos gerenciais do IFRS - Campus Rolante

Show full item record

Title: Análise das características comportamentais empreendedoras dos estudantes do curso de tecnologia em processos gerenciais do IFRS - Campus Rolante
Author: Alves, Elvis Alexandre
Abstract: O empreendedorismo vem sendo apontado como um dos principais agentes responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social. Com isso, nota-se a importância de se estudar o comportamento empreendedor das pessoas, pois são elas que tomam a decisão de empreender. Nessa perspectiva, o estudo tem por objetivo analisar as características comportamentais empreendedoras de estudantes de graduação do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG) do Instituto Federal do Rio Grande Sul (IFRS), Campus Rolante. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa e descritiva. Foram utilizados questionários para a coleta de dados, e o instrumento de coleta baseou-se no questionário adaptado de Características Comportamentais Empreendedoras (MANSFIELD et al., 1987) e no autoteste de perfil empreendedor de Dornelas (2018), sendo aplicado em uma amostra de 49 estudantes. Os resultados apontam a existência de características empreendedoras nos discentes. As características com maior destaque foram ?busca por oportunidades e iniciativa? e ?comprometimento e determinação?. As características que apresentaram menor média foram ?persistência? e ?persuasão e rede de contatos?. No entanto, mesmo apresentando média inferior, todas as características comportamentais empreendedoras possuem média acima do limite mínimo. Assim, observou-se que os graduandos de TPG do IFRS Campus Rolante apresentam bom nível de Características Comportamentais empreendedoras.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/625


Files in this item

Files Size Format View
1234567895998.pdf 633.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account