Qualidade na prestação de serviço em manutenção industrial na busca pela WCM (World Class Maintenance) : estudo em duas empresas de auto peças
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Craco, Tânia |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Borges, Luiz Augusto de Souza |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2022-09-14T20:15:08Z |
|
dc.date.available |
2022-09-14T20:15:08Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/706 |
|
dc.description.abstract |
Toda organização com processos bem estruturados e definidos requer qualidade na prestação de serviço, principalmente quando o tema é manutenção industrial. Esse processo é fundamental e indispensável, pois deve manter o perfeito funcionamento das instalações e equipamentos industriais. Então, quando afirmamos que o propósito da manutenção industrial é garantir que os ativos tangíveis estejam disponíveis e confiáveis para que a produção da empresa seja mais eficiente e competitiva, estamos considerando que este setor da empresa não pode ser visto apenas como reativo, ou seja, quebra e conserta. Neste sentido, esse trabalho tem como objetivo analisar a maturidade na prestação de serviço em manutenção industrial em duas empresas do ramo de auto peças, permitindo atingir níveis de manutenção de classe mundial (WCM). A manutenção de classe mundial eleva o patamar da área de manutenção para estratégica, devido às técnicas e ferramentas utilizadas para realizar a análise de falhas, Key Performance Indicator (KPI) e eliminação de problemas críticos nos ativos das empresas. Ainda é possível a utilização da norma NBR ISO 55000 e seus elementos como forma de corroborar na estruturação de uma WCM, dado que seu escopo se refere à gestão de ativos das organizações. Para isso, a metodologia baseia-se em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, realizada por meio de um estudo de caso múltiplo. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas individuais com a aplicação do modelo de maturidade de WCM junto a alguns colaboradores da área de manutenção, como também com alguns clientes das empresas objetos deste estudo. A pesquisa evidenciou que mesmo em empresas de igual porte e grupo controlador, cuja controladora compartilha e administra tanto o ERP quanto o sistema de gestão da organização e também possui diretrizes para uma política de gestão de ativos, não é o suficiente para induzir a prática de uma manutenção de classe mundial em suas controladas. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Administração |
pt_BR |
dc.subject |
Fábricas - Manutenção |
pt_BR |
dc.title |
Qualidade na prestação de serviço em manutenção industrial na busca pela WCM (World Class Maintenance) : estudo em duas empresas de auto peças |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2021 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Farroupilha, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Tecnologia em Processos Gerenciais |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Farroupilha |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account