dc.description.abstract |
A produção deste material é parte integrante de uma pesquisa realizada no programa de mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, intitulada Metamorfose em jogo: o corpo e as relações contemporâneas nas aulas de Educação Física. A intenção foi produzir um jogo que pudesse ser usado em sala de aula como uma ferramenta de ensino para debater a temática da percepção do corpo nas relações da sociedade contemporânea. O corpo como elemento simbólico se expressa de diferentes formas, e nada mais natural que o jogo para permitir a expressão, a reflexão, a experiência, a crítica e a alternativa de se colocar no lugar do outro, assumindo diferentes papéis e posturas. O jogo em suas infinitas possibilidades propicia o questionamento de diversos elementos da cultura corporal do movimento enquadrados no ambiente da Educação Física e que facilitam tratar a temática da percepção do corpo. É assim, no decurso de uma partida, que se notam também os reflexos do aparelho social em nosso corpo, afinal, o jogo faz parte de nossa vida desde os primórdios, com diferentes usos e normas. Este livro traz a proposta de um jogo educacional de mesa, possibilitando a conexão entre a fantasia do enredo e a reflexão proposta acerca do tema, e permitindo recriar inúmeros contextos, e por meio da imaginação e de narrativas, destacar discursos e aspectos relacionados à vida cotidiana. A intenção é fazer com que o(a) jogador(a), no decorrer da partida, perceba a si mesmo e ao outro, cada qual com suas características e condições. É um jogo pensado para atender algumas necessidades: refletir, aprender e divertir! Semelhanças ou comparações com o mundo real serão inevitáveis, afinal, somos seres em constante transformação, numa eterna metamorfose. Trata-se de uma história de fantasia, mas no decorrer da trama, entre a fantasia e a realidade, muitos pontos se entrelaçam. |
pt_BR |