Material didático de alfabetização para estudantes imigrantes e refugiados da Educação Básica
Show simple item record
dc.contributor.other |
Balzan, Carina Fior Postingher |
pt_BR |
dc.contributor.other |
Turcatti, Alissa |
pt_BR |
dc.contributor.other |
Citolin, Cristina Bohn |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-06-19T23:10:11Z |
|
dc.date.available |
2023-06-19T23:10:11Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.isbn |
978-65-5950-069-7 |
|
dc.identifier.issn |
978-65-5950-070-3 |
|
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/798 |
|
dc.description.abstract |
O material didático foi produzido com o intuito de auxiliar o processo de ensino e de aprendizagem de estudantes imigrantes/refugiados ou filhos de imigrantes em fase de alfabetização matriculados na Educação Básica. Sabemos que o conhecimento da língua portuguesa é condição imprescindível não apenas para a comunicação oral, mas para a interação do estudante imigrante e refugiado com a comunidade escolar, permitindo-lhe avançar na leitura e na aquisição e consolidação da escrita. O material foi desenvolvido com base na perspectiva teórica de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) e tem como princípios norteadores o conhecimento do vocabulário básico, que permite ao estudante participar de situações cotidianas de interação social, seja na escola, seja na comunidade; e a interculturalidade, que valoriza os saberes prévios dos estudantes, sua língua e sua cultura. As atividades de alfabetização contemplam a tecnologia da escrita, desde a exploração do nome próprio, reconhecimento de letras do alfabeto, fonemas, rimas, avançando para a formação de palavras e frases. A fim de favorecer o aprendizado da língua, o vocabulário básico das atividades é apresentado de forma multimodal (palavra, imagem e som) e plurilíngue (português, espanhol e crioulo haitiano). Além disso, com o intuito de valorizar a diferença cultural e linguística dos estudantes, foram incluídos vídeos explicativos e músicas em espanhol e crioulo haitiano, que podem ser trabalhados com toda a turma, inclusive os falantes de português. Assim, todos entram em contato diferentes formas de ser e estar no mundo, aprendendo juntos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa (Ensino fundamental) |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Refugiados |
pt_BR |
dc.subject |
Imigrantes |
pt_BR |
dc.title |
Material didático de alfabetização para estudantes imigrantes e refugiados da Educação Básica |
pt_BR |
dc.type |
livro |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account