Guia para os Servidores: em busca da permanência de estudantes "Oque podemos fazer?"
Show full item record
Title:
|
Guia para os Servidores: em busca da permanência de estudantes "Oque podemos fazer?" |
Author:
|
Silveira, Leda Maria Pereira; Zucolotto, Andréia Modrzejewski
|
Abstract:
|
Este produto educacional é o resultado de pesquisa do Mestrado Profissional no Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológico (EPT) do IFRS Campus Porto Alegre/RS, cuja dissertação é intitulada "Prevenção à evasão escolar nos cursos técnicos subsequentes em Educação Profissional e Tecnológico do IFRS Campus Viamão/RS. Está vinculado à linha de práticas educativas em EPT. A motivação para o tema é a própria experiência da pesquisadora no Campus como Técnica Administrativa em Educação (TAE), refletindo sobre o processo de evasão dos cursos técnicos subsequentes e sobre qual estratégia poderia ser desenvolvida para ampliar a permanência e o êxito desse público, o qual tem suas particularidades. O produto educacional (PE) consiste num guia denominado "Guia para os servidores: em busca da permanência de estudantes - o que podemos fazer?". Esse PE pretende subsidiar e, assim, contribuir para o planejamento do Plano Estratégico visando atender ao subitem Planos de ações temáticos que visam propor e planejar ações estratégicas, sistemáticas vinculadas ao eixo estruturante de intervenção.. O guia surgiu a partir da metodologia da coleta de dados por meio de entrevistas com servidores do Campus Viamão e tem como objetivo criar estratégias que busquem prevenir a evasão, a fim de que o discente permaneça na instituição. Assim, pretende-se subsidiar o papel educativo do servidor junto a esse discente. O guia foi organizado e dividido em três capítulos como um caminho para ser trilhado pelo leitor, com informações sobre o acolhimento e comunicação, sobre o espaço do estudante e como criar estratégias para ele permanecer e ter êxito no curso. Ao final de cada capítulo estão propostas de algumas questões para a reflexão, pelo leitor. |
URI:
|
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/955
|
Date:
|
2023 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account