dc.contributor.advisor |
Bona, Aline Silva de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Velho, Luiz Felipe |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-02-02T16:11:58Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-02-02T16:11:58Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1011 |
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dc.description.abstract |
A Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão deve nortear as ações das instituições
de ensino superior, conforme a Constituição Federal. No entanto, poucos são os
trabalhos que avaliam a efetivação da indissociabilidade nos cursos superiores. Diante
do exposto, o objetivo deste trabalho é verificar a efetivação da indissociabilidade
ensino, pesquisa e extensão no conjunto de componentes curriculares Projeto
Integrador, pertencentes ao currículo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão
Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do
Sul – Campus Porto Alegre, através de pesquisa documental. O intervalo temporal da
pesquisa é de 2011 a 2018. Foram pesquisados os currículos dos docentes do Projeto
Integrador e documentos institucionais, onde há o registro da submissão de projetos.
Utilizou-se, também, um relato de vivência docente no Projeto Integrador, para
identificar as atividades de pesquisa e extensão que, porventura, ocorram nos
componentes curriculares. O relato docente e a pesquisa documental demonstram que há
atividades de Pesquisa nos componentes curriculares analisados, tendo em vista a
produção acadêmica dos alunos e professores, evidenciando a iniciação científica dos
discentes, desde a escolha de um problema de pesquisa até a construção de um produto
acadêmico. Também foram identificadas atividades de Extensão no Projeto Integrador,
considerando a interação de alunos e professores com as áreas de estudo e com os
indivíduos que ocupam esses espaços e a interação com outras instituições, articulando
soluções para os problemas de pesquisa. Assim, conclui-se que a Indissociabilidade
Ensino, Pesquisa e Extensão efetiva-se no Projeto Integrador, promovendo uma
formação de cidadãos críticos e reflexivos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
According the Brazilian Federal Constitution the inseparability of teaching, research
and extension should guide the actions of higher education institutions. However there
are few studies that evaluate the effectiveness of the inseparability in higher education.
Thus, the aim of this work is to verify the effectiveness of teaching, research and
extension inseparability in the set of Projeto Integrador curricular components, included
in the technological higher course of Environmental Management curriculum of the
Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus
Porto Alegre by documentary research. The time interval of the research is from 2011 to
2018. Were searched the teachers’ curricula where there is the list of publications made
during the Projeto Integrador. A teacher report telling his experience was used to
identify research and extension activities in Projeto Integrador. The teacher report and
the documentary research show that there are research activities in these curricular
components. The academic production of students and teachers reveal a scientific
initiation of the students from the choice of a research problem to the construction a
product academic. Extension activities in the Projeto Integrador were also identified,
considering the interaction of students and teachers with the study areas and with
frequenters of these spaces. The interaction between students and other institutions,
articulating solutions to the research problems is Extension too. Thus, it is concluded
that the inseparability of teaching, research and extension is effective in the Projeto
Integrador promoting a critical formation. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Ensino profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
en_US |
dc.subject |
Extensão universitária |
pt_BR |
dc.title |
Projeto integrador: espaço para a efetivação da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Educação Básica e Profissional |
pt_BR |