Abstract:
|
Tópicos envolvendo Universo, Cosmos, Cosmologia, Estrelas, Planetas, Galáxias, etc. sempre despertam a atenção de todos. Obviamente que na escola não seria diferente. Entretanto, a abordagem desses assuntos no Ensino Fundamental e Médio no Brasil ainda é tímida. Nesse sentido, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo fazer uma pesquisa bibliográfica (um levantamento bibliográfico) sobre quantos e quais artigos envolveram predominantemente o tema da Cosmologia (e seus tópicos) no Ensino Médio no Brasil dentro de seis periódicos científicos no período de 2007 a 2017. O levantamento desses dados permitiu inferir a quantidade de artigos sobre Cosmologia no Ensino Médio. Além disso, estes dados também podem auxiliar futuras pesquisas na área de ensino que tratam da inserção da Cosmologia na educação. Este trabalho permite aos pesquisadores novas interpretações no cenário educacional, abrindo possibilidades de uma maior abordagem do tema Cosmologia no Ensino Médio de forma a tornar mais qualificada e atrativa a educação praticada no Brasil, vislumbrando um possível aumento de tópicos deste tipo nos currículos. |