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Uma das principais conquistas do movimento negro brasileiro foi a implementação, a partir de 2003, da obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira e africana no currículo da educação básica. Estudos mostram que a aplicabilidade desta temática nas salas de aula tem crescido, no entanto, ainda enfrenta muitas barreiras, evidenciando a necessidade de promover discussões e troca de conhecimentos sobre o tema, uma vez que esses estudos apontam que alguns professores possuem conhecimentos superficiais sobre a história e cultura afro-brasileira e africana. Diante desse cenário, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma aplicação web denominada "Mapeando Quilombos", cujo propósito é auxiliar no processo de ensino acerca dos territórios quilombolas em Porto Alegre, por meio de um mapa interativo. Como metodologia, foi conduzida uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de aprofundar o entendimento sobre o tema em questão, uma pesquisa exploratória, visando identificar trabalhos relacionados e abordagens semelhantes existentes e entrevistas com professores experientes na área. Os resultados são significativos, uma vez que preenchem uma lacuna de conhecimento, relacionada à escassez de informações sobre esse tema e mostram a carência de soluções que fazem uso da tecnologia no ensino dessa temática. Assim, acredita-se que a proposta venha contribuir para o ensino de história e cultura afro-brasileira nas salas de aula. |
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