Abstract:
|
Este trabalho, relata a implementação de uma proposta para o ensino de conceitos de Acústica que foi desenvolvida para os alunos dos anos inicias do Ensino Fundamental. Com objetivo de estudar como elaboração de instrumentos musicais com materiais de baixo custo pode favorecer o ensino de conceitos básicos sobre a Acústica para as crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental em uma abordagem envolvendo a Teoria da Aprendizagem Significativa. Essa proposta envolveu a construção de instrumentos musicais com materiais de baixo custo para discutir a Acústica, tendo como base os pressupostos da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausebel. A intervenção foi desenvolvida ao longo de cinco aulas com alunos do terceiro ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Município de Bento Gonçalves. Como forma de verificar se houve evidências de aprendizagem significativa dos alunos durante a intervenção foram coletados dados em questionários, atividades diversas de feedback e também em uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos destes instrumentos de avaliação demostraram que houve evidências de Aprendizagem Significativa nos alunos, que mostraram compreensão de conceitos compatível com a etapa escolar. No entanto, seria necessária análise futura, através de uma segunda implementação deste trabalho para corroborar os resultados iniciais, bem como uma avaliação posterior destes estudantes para verificação da retenção. Além disso, a aplicação desta intervenção despertou o interesse de outros professores da escola para realização de mais atividades prática, na qual os conteúdos fossem discutidos para outras turmas. |