Abstract:
|
O presente trabalho tem o objetivo de analisar o ensino de corrente elétrica na educação básica, tendo como fonte os livros didáticos. O conceito de corrente elétrica desde a teoria de “Fluído Único” de Benjamin Franklin até o experimento da “gota de óleo” realizado por Millikan e Fletcher sofreu refinamentos experimentais e teóricos provenientes de vários físicos, portanto é possível perceber que o estudo relacionado a esses conceitos é amplo e complexo. Na educação básica apresenta-se para os estudantes a história resumida do estudo físico em questão, para que seja compreendido qual ponto do desenvolvimento conceitual está sendo abordado e de forma simplificada e acabada são apresentados os conceitos atualmente utilizados na descrição desses fenômenos físicos. Observou-se nesse estudo que para uma possível melhor compreensão dos assuntos relacionados a corrente elétrica, os autores dos livros didáticos buscam trabalhar com simplificações conceituais, principalmente quando o assunto envolve estudos centrais, como a movimentação de cargas elétricas através de materiais condutores. Também foi possível perceber algumas formas de exposição fragmentadas, onde os autores omitem conceitos complexos que fazem parte do conteúdo trabalhado. Isso possibilitou uma análise de possíveis problemas no desenvolvimento dos conteúdos, onde percebeu-se incoerências conceituais e disparidades entre os temas abordados nos livros e a forma atual como são percebidos e analisados esses assuntos pela comunidade cientifica. O objetivo desse trabalho é refletir e criar possibilidades para contribuir com o desenvolvimento do trabalho docente no ensino de Física, enfatizando a importância da cautela na adaptação proposta acerca dos conteúdos dispostos para os níveis básicos de ensino. |