Title: | Leitura e compreensão de memes image macro em inglês no ensino médio por meio de elementos da gramática do design visual |
Author: | Gama, Sandryele de Oliveira da |
Abstract: |
Uma infinidade de memes - textos multimodais que combinam a linguagem escrita (legenda) e imagem - é compartilhada diariamente nas redes sociais por milhares de pessoas, especialmente pelos jovens. Em razão disso, constituem um gênero relevante a ser trabalhado em sala de aula. Entendemos que, como esse gênero de texto apresenta características únicas, sua compreensão depende de um aparato de análise mais complexo do que o usado para compreender textos essencialmente verbais. A Gramática do Design Visual (GDV), por ser uma teoria que promove a compreensão de imagens através das representações, interações e itens imagéticos nelas contidas, possibilita uma leitura mais aprofundada dos memes de internet. Em virtude da falta de materiais que orientem os professores quanto a utilização desse gênero de texto nas aulas de inglês, propusemos este trabalho com vista à elaboração de uma matriz de atividades que possibilite o desenvolvimento da leitura e compreensão de memes no ensino médio através de elementos da GDV. Para alcançar tal objetivo, efetivamos as seguintes etapas metodológicas: revisão bibliográfica de artigos e livros sobre memes; pesquisa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) acerca de orientações para abordagens de leitura de texto multimodal; estudo de materiais (livros e artigos) sobre a GDV; e construção de uma matriz de atividades para leitura e compreensão de memes. Acreditamos que, como no ensino de línguas é essencial a observação de toda nova forma de comunicação que surge, nosso trabalho poderá contribuir tanto para viabilizar aulas mais consonantes com o universo dos jovens quanto para desenvolver a capacidade de realização de leitura mais atenta e crítica do gênero de texto focado neste trabalho. A great number of memes - multimodal texts that combine written language (captions) and images - are shared daily on social media by thousands of people, especially by young individuals. As a result, the meme constitutes a relevant genre to be explored in the classroom. We understand that, as this text genre presents unique characteristics, its comprehension depends on a more complex analytical framework than that used for essentially verbal texts. The Grammar of Visual Design (GDV), as a theory that promotes the understanding of images through their representations, interactions, and visual elements, enables a deeper analysis of internet memes. Due to the lack of materials guiding teachers on the use of this text genre in English classes, we proposed this work to develop an activity matrix that facilitates the reading and understanding of memes in high school through elements of GDV. To achieve this objective, we carried out the following methodological steps: a literature review of articles and books on memes, research on the National Common Curricular Base (BNCC) regarding guidelines for multimodal text reading approaches, study of materials (books and articles) on GDV, and construction of an activity matrix for reading and understanding memes. We believe that, as it is essential in language teaching to observe every new form of communication that emerges, our work can contribute both to enable classes more in tune with the youth's universe and to develop the ability to engage in more attentive and critical reading of the text genre focused on in this work. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1065 |
Date: | 2023 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
1234567891065.pdf | 3.292Mb |
View/ |
Texto completo |