dc.contributor.advisor |
Alves, Izandra |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Santos, Silvia Letícia dos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-15T22:47:02Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-15T22:47:02Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1067 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo traz o resultado de uma pesquisa-ação realizada com vinte e oito estudantes de segundo ano de ensino médio de escola pública acerca da formação leitora na família e as práticas de mediação na escola. O que se nota a partir da investigação é a grande importância que possui o mediador no processo de formação de leitores e aponta para a necessidade da escola assumir estratégias motivadoras e criativas para o êxito das ações de leitura. Quando a família não consegue ser a ponte de acesso aos livros é a escola quem deve cumprir este papel. Assim, o professor mediador possui a responsabilidade de contribuir para a formação de um leitor que entende o que lê e não apenas decodifique símbolos. Dessa forma, salientamos a reflexão sobre a importância do processo de instigar os educandos à pratica da leitura como fruição e criticidade a fim de que possam compreender melhor a si mesmos e a sociedade em que estão inseridos e, a partir disso, encontrar perspectivas de acesso a novos caminhos. As discussões são embasadas nos estudos dos pesquisadores Vicente Jouve, Michèle Petit e Rildo Cosson. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present study brings the result of an action research carried out with twenty-eight second-year high school students in a public school about reading education in the family and mediation practices at school. What can be noted from the research is the great importance of the mediator in the process of forming readers and points to the need for the school to assume motivating and creative strategies for the success of reading actions. When the family is unable to provide access to books, it is the school that must play this role. Thus, the mediating teacher has the responsibility to contribute to the formation of a reader who understands what he or she reads and not only decodes symbols. In this way, we highlight the reflection on the importance of the process of instigating the students to the practice of reading as fruition and criticality so that they can better understand themselves and the society in which they live and, based on this, find perspectives of access to new paths. The discussions are based on the studies of researchers Vicente Jouve, Michèle Petit and Rildo Cosson. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Linguagem e línguas |
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dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
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dc.subject |
Incentivo à leitura |
pt_BR |
dc.title |
A leitura do texto literário na escola: entre o dever e a fruição |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
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dc.degree.date |
2022 |
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dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
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