Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O imaginário de professores da rede pública sobre a docência com temáticas feministas durante o governo Bolsonaro

Show full item record

Title: O imaginário de professores da rede pública sobre a docência com temáticas feministas durante o governo Bolsonaro
Author: Schreiner, Juliana
Abstract: Este trabalho tem como objetivo entender qual é o imaginário dos professores da rede pública sobre o feminismo e, além disso, quais são os efeitos causados pelo discurso do atual governo Bolsonaro na prática pedagógica destes professores. Para isso, filia-se à análise do discurso materialista que, por sua vez, possibilita o desenvolvimento de análises linguísticas entrelaçadas àquilo que é exterior à língua: a história e a ideologia. Ao longo da elaboração do trabalho, foram entrevistados professores de escolas públicas, estaduais e municipais, da cidade de Farroupilha. Estas entrevistas apresentaram recortes de discursos sobre feminismo e, sobre elas, os professores tiveram a oportunidade de manifestar suas identificações e desidentificações com o movimento. A partir das análises feitas foi possível perceber um afastamento das práticas docentes com temáticas feministas, influenciado por dizeres do então presidente Jair Bolsonaro e membros de seu governo.This work aims to understand what is the perception of public school teachers about feminism and, in addition, what are the effects caused by the discourse of the current Bolsonaro government in the pedagogical practice of these teachers. For this, it is affiliated with the French line of discourse analysis, which, in turn, enables the development of linguistic analysis intertwined with what is external to the language: history and ideology. Throughout the development of the work, teachers from public, (state and municipal) schools in the city of Farroupilha were interviewed. These interviews presented clippings of speeches about feminism and, about them, the teachers had the opportunity to express their identifications and disidentifications with the movement. From the analyzes carried out, it was possible to perceive na absence from teaching practices with feminist themes, influenced by sayings of the then president Jair Bolsonaro and members of his government.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1070
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891070.pdf 930.0Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account