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Pesquisar como se dá o ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas de educação básica é perceber que os discentes se sentem desmotivados a aprender essa língua-alvo, além de nem sempre haver um ambiente e situações adequadas para isso, como aponta o Relatório do British Council (2015) e as reflexões da Narrativa 14 e de outros capítulos de Inglês nas escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares de Diógenes Cândido de Lima (2011). Portanto, uma possível intervenção, seria inserir literatura infanto-juvenil na aula de Língua Inglesa, associando-se língua, literatura, cultura e temáticas da vida adolescente, possibilitando contato direto com textos autênticos (MOURA, 2010), além de conteúdos específicos das turmas pesquisadas. Como coloca Cândido (2011), a obra literária organiza o caos e leva o leitor a também organizar o mundo ao seu redor. Assim, nesta pesquisa-ação, criou-se propostas didático-pedagógicas para o 8o e 9o anos do Ensino Fundamental, que procuram ensinar inglês através da obra Harry Potter and the Sorcerer’s Stone sob a perspectiva da Communicative Approach (RICHARDS; RODGERS, 2001; ALMEIDA FILHO, 2002). Essa proposta foi aplicada em turmas de uma escola estadual de Carlos Barbosa - RS, tendo sido elaborada de acordo com as necessidades (needs analysis) das mesmas (LONG, 2005) e a partir de uma entrevista com a professora regente das turmas, a fim de observar suas percepções sobre o ensino de Língua Inglesa e a inserção de literatura infanto-juvenil em sua disciplina. Com a análise de resultados, é possível perceber que os discentes se sentiram mais motivados a praticar as quatro habilidades linguísticas dentro de um contexto comunicativo ao se promover a literatura fantástica de Harry Potter associada a atividades contextualizadas e significativas para eles. |
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