Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Ensino de língua inglesa nas escolas públicas através de Harry Potter and the Sorcerer’s Stone

Show simple item record

dc.contributor.advisor Monzón, Andrea Jessica Borges pt_BR
dc.contributor.author Maldaner, Luana Paula pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-19T22:40:01Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-19T22:40:01Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1071 pt_BR
dc.description.abstract Pesquisar como se dá o ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas de educação básica é perceber que os discentes se sentem desmotivados a aprender essa língua-alvo, além de nem sempre haver um ambiente e situações adequadas para isso, como aponta o Relatório do British Council (2015) e as reflexões da Narrativa 14 e de outros capítulos de Inglês nas escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares de Diógenes Cândido de Lima (2011). Portanto, uma possível intervenção, seria inserir literatura infanto-juvenil na aula de Língua Inglesa, associando-se língua, literatura, cultura e temáticas da vida adolescente, possibilitando contato direto com textos autênticos (MOURA, 2010), além de conteúdos específicos das turmas pesquisadas. Como coloca Cândido (2011), a obra literária organiza o caos e leva o leitor a também organizar o mundo ao seu redor. Assim, nesta pesquisa-ação, criou-se propostas didático-pedagógicas para o 8o e 9o anos do Ensino Fundamental, que procuram ensinar inglês através da obra Harry Potter and the Sorcerer’s Stone sob a perspectiva da Communicative Approach (RICHARDS; RODGERS, 2001; ALMEIDA FILHO, 2002). Essa proposta foi aplicada em turmas de uma escola estadual de Carlos Barbosa - RS, tendo sido elaborada de acordo com as necessidades (needs analysis) das mesmas (LONG, 2005) e a partir de uma entrevista com a professora regente das turmas, a fim de observar suas percepções sobre o ensino de Língua Inglesa e a inserção de literatura infanto-juvenil em sua disciplina. Com a análise de resultados, é possível perceber que os discentes se sentiram mais motivados a praticar as quatro habilidades linguísticas dentro de um contexto comunicativo ao se promover a literatura fantástica de Harry Potter associada a atividades contextualizadas e significativas para eles. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Linguagem e línguas pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Língua inglesa - Estudo e ensino pt_BR
dc.title Ensino de língua inglesa nas escolas públicas através de Harry Potter and the Sorcerer’s Stone pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Letras Português e Inglês pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891071.pdf 1.920Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account