Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A abordagem teórico-metodológica da literatura infantil no componente literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em uma escola municipal de Bento Gonçalves

Show simple item record

dc.contributor.author Dias, Tereza Raquel Silva de Sousa pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-21T14:29:13Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-21T14:29:13Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1074 pt_BR
dc.description.abstract Este artigo objetiva investigar a abordagem teórico-metodológica da literatura infantil enquanto componente da parte diversificada do currículo no Ensino Fundamental a fim de analisar a prática da contação de histórias nos anos iniciais na rede municipal de ensino de Bento Gonçalves. Para tanto, a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, ocorreu por meio de um estudo de caso, composto por observação da prática pedagógica e entrevista com uma professora do componente Literatura Infantil, em que foi possível analisar os processos teóricos e metodológicos adotados no desenvolvimento das aulas com alunos do primeiro e segundo anos. O artigo está organizado em duas partes: na primeira, desenvolve-se a fundamentação teórica acerca do tema, baseada nos estudos de Abramovich (1994), Zumthor (2014), Patrini (2005), Cosson (2017), Girardello (2011), Vigotski (2009), entre outros; e, na segunda, aborda-se o processo de inserção na escola visitada, a coleta e a análise qualitativa dos dados obtidos. Os resultados apontam que, de modo geral, a concepção teórica observada na prática docente ancora-se na noção de que a literatura tem potencial para o desenvolvimento integral do sujeito. Dentro dessa proposta, a contação de histórias aparece como um recurso metodológico que não só propicia um momento lúdico e de fruição do texto literário a partir da performance, mas também favorece a aprendizagem das crianças. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Literatura infantojuvenil pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Histórias de aventuras pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A abordagem teórico-metodológica da literatura infantil no componente literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em uma escola municipal de Bento Gonçalves pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Pedagogia pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891074.pdf 480.8Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account