dc.description.abstract |
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a importância da biblioteca escolar para a formação de leitores, de forma geral, e para processo educativo, desde que garantidas as condições para que se constitua como um espaço de aprendizagem integrado ao currículo escolar. O contato do estudante com a literatura, ao longo de sua trajetória escolar, contribui para a sua formação enquanto sujeito, no desenvolvimento do espírito crítico e analítico. A biblioteca escolar, no Brasil, constitui um lugar privilegiado de acesso ao livro e à leitura. No Rio Grande do Sul, apesar da legislação que determina a existência de bibliotecas em todas as instituições de ensino, muitas delas estão fechadas por falta de condições estruturais e déficit de profissionais habilitados em Biblioteconomia. A pesquisa, de caráter exploratório, qualitativa, apresenta uma revisão bibliográfica sobre a importância da literatura infantil e do espaço da biblioteca escolar na promoção da leitura, além de um questionário aplicado à diretora de uma Escola Estadual do município Bento Gonçalves, em que fica evidente o impacto do fechamento da biblioteca naquela instituição. A biblioteca escolar, para muitas crianças e jovens brasileiros, pode apresentar-se como o único lugar de acesso a materiais de leitura, reiterando sua importância como espaço cultural e de formação de leitores. |
pt_BR |