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O ensino da álgebra nos anos iniciais : percepções e práticas docentes

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dc.contributor.advisor Zorzi, Fernanda pt_BR
dc.contributor.author Zacharia, Nelize Letícia Primer pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-22T13:16:26Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-22T13:16:26Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1089 pt_BR
dc.description.abstract Os conceitos matemáticos escolares podem ser usados em inúmeras situações da vida cotidiana. Embora uma parte da sociedade afirme ter dificuldades com a Matemática ensinada na escola, as quais podem iniciar nos primeiros anos de escolarização e permanecer ao longo de sua vida, outra parte consegue fazer uso desses saberes no seu dia a dia. Professores que ensinam Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio relatam que os estudantes têm dificuldades na compreensão de conteúdos mais elaborados relativos a essa área do conhecimento, e a principal justificativa são as lacunas no aprendizado. A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) apresenta competências e habilidades propostas para a Educação Básica através de Unidades Temáticas. No caso da Matemática, são cinco: “Números”, “Álgebra”, “Geometria”, “Grandezas e Medidas” e “Estatística e Probabilidade”. Esta abordagem perpassa todo o Ensino Fundamental e indica os objetos de conhecimento que devem ser desenvolvidos em cada ano escolar. Nesta pesquisa, procuro aprofundar os estudos relativos à Unidade Temática Álgebra, na expectativa de aproximar o estudo teórico às práticas utilizadas pelos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que contou com a aplicação de um questionário com professores que atuam no 3º ano de duas escolas públicas da Serra Gaúcha – RS. A análise das narrativas se deu na perspectiva descritiva e interpretativa. A partir dos resultados desse primeiro momento, foi organizada uma sequência didática, voltada para o ensino de Álgebra no contexto do 3º ano. Na sequência, a proposta foi apresentada para as referidas professoras, para que pudessem analisar e expressar sua percepção acerca do material. A reflexão sobre as narrativas permitiu pensar que o modo pelo qual as professoras “aprenderam” os conceitos de Álgebra, na sua formação acadêmica, e a forma como estão descritos os objetos de conhecimento, competências e habilidades relativas à Álgebra na atual normatização, dificultaram a transposição didática. Essa constatação reitera a importância dos processos de formação inicial e continuada de professores, em especial no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.title O ensino da álgebra nos anos iniciais : percepções e práticas docentes pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Pedagogia pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


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